Blog

Sou diabético, posso colocar implantes dentários?

A cirurgia de implante dentário é um procedimento seguro e eficaz, sendo considerado o padrão ouro no tratamento para os pacientes que precisam fazer o de substituição de dentes.

Milhões de implantes são colocados todos os anos, no entanto, por se tratar de uma cirurgia, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre suas indicações.

Afinal, diabéticos podem colocar implantes dentários?

O diabetes é uma condição que gera preocupações, no entanto, isso não significa que os pacientes diabéticos tenham que recorrer as próteses móveis.

Se você tem diabetes e deseja repor alguns dentes para transformar o seu sorriso, os implantes dentários podem sim ser uma boa opção. 

Confira algumas informações importantes antes de tomar alguma decisão.

Riscos da cirurgia de implante dentário para diabéticos

Quando se trata de procedimentos cirúrgicos, qualquer condição crônica pode criar riscos adicionais. Uma das maiores preocupações dos diabéticos é como a doença pode dificultar o processo de cicatrização. Quando a diabetes está descontrolada, interfere no processo de cicatrização e, também, na osseointegração (união entre o osso e a peça de titânio) do implante, situação que pode aumentar as chances de o paciente ter infecção ou levar a perda do implante dentário.

A diabetes controlada, por sua vez, não costuma apresentar impedimentos para a realização do implante dentário. Inclusive, se a sua saúde estiver totalmente em dia, você pode ter o mesmo sucesso com os implantes que aqueles que não têm a doença. Claro, desde que seja feito o tratamento adequado à situação.

Na verdade, o procedimento pode até ajudá-lo no tratamento da doença, pois permite seguir uma dieta mais balanceada, já que a falta de dentes ou o uso de próteses móveis, muitas vezes acaba por prejudicar a mastigação de alguns alimentos. 

Fatores a serem considerados para o procedimento

 Para saber se você pode ou não colocar um implante dentário, deve realizar uma minuciosa avaliação com um especialista em Implantodontia. Somente esse profissional poderá determinar se você é um bom candidato para o procedimento, levando em consideração os seguintes fatores:

  • Avaliação da qualidade da saúde bucal: deve ser realizada uma avaliação minuciosa da saúde bucal do paciente diabético, pois eles são mais propensos a terem problemas periodontais. Problemas periodontais ativos são impeditivos para a colocação de implantes, visto que o próprio implante dentário pode sofrer com um problema denominado peri-implantite, que é a inflamação do osso ao redor do implante;
  • Exames de sangue:  a taxa de glicemia do paciente deve estar controlada, e deve ser analisada antes da realização da cirurgia para colocação de implantes dentários. Caso contrário, o procedimento deve ser adiado até que a glicemia esteja em níveis normais;
  • Histórico médico: o histórico médico do paciente deve ser avaliado, especialmente focando em cirurgias anteriores. Se você se recuperou com sucesso de cirurgias realizadas no passado, então será um bom candidato para a realização da cirurgia para colocação de implantes dentários.

Se você é diabético e está interessado em colocar implantes dentários, o primeiro passo é controlar os níveis de açúcar no sangue. Quando estiver pronto para prosseguir com o procedimento, é importante encontrar um cirurgião experiente para realizá-lo com segurança.

Na ABO Sorocaba somos especialistas em Implantodontia e nossa equipe tem uma vasta experiência no trabalho com pacientes diabéticos. Entre em contato conosco e agende hoje mesmo uma avaliação para a cirurgia de implante dentário.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Newsletter

Agende uma
Avaliação