Blog

Existe uma idade ideal para se colocar implantes dentários?

O principal objetivo da Odontologia moderna é preservar os dentes naturais. No entanto, quando ocorre a perda de um ou mais dentes, é fundamental fazer a sua reposição o quanto antes. A colocação de implante dentário é um dos métodos mais populares de substituição de dentes perdidos e, na maioria dos casos, é a solução ideal, pois possibilita a recuperação do sorriso e a harmonização oral, devolvendo o bem-estar e a qualidade de vida ao paciente. 

Os implantes dentários permitem que o paciente coma os alimentos que desejar e se mantenha socialmente ativo, sem preocupações e constrangimentos que a falta de dentes ou o uso de dentaduras podem trazer.  

Existe idade mínima para colocar implantes dentários? 

Ao contrário do que muitos pensam, a perda dos dentes não é apenas algo com o qual a população idosa tem que lidar. Seja devido a trauma, má higiene bucal ou condições médicas, é possível que pessoas de qualquer idade percam seus dentes.

E assim como a perda de dentes não é um problema enfrentado apenas por pessoas mais velhas, os implantes dentários também não são uma solução só para eles.

Há uma grande quantidade de jovens adultos que sofrem de perda de dentes e para muitos casos os implantes são a melhor solução, pois proporcionam conforto e confiança quando se trata da aparência e do sorriso. Além disso, o processo de cicatrização é mais rápido e menos complicado em pacientes mais jovens.

Em geral, a partir dos 18 anos a reabilitação com implantes dentários já pode ser realizada. Abaixo dessa idade, não é recomendado o procedimento, uma vez que a estrutura óssea ainda se encontra em crescimento. Somente quando esse processo já está terminado é possível considerar a colocação de implantes dentários

Existe limite de idade para colocar implantes dentários?

Não, não existe limite de idade. Os implantes podem ser colocados até em idades já bastante avançadas. Existem vários casos de pacientes com mais de 70 anos que recorreram a soluções da Implantodontia para recuperar seus sorrisos. Pessoas que estavam descontentes com as suas próteses móveis e que decidiram procurar ajuda para transformar por completo as suas vidas. 

Podemos até dizer que são os idosos, na sua maioria, a faixa da população que mais pode ganhar com esse recurso, já que são eles que se encontram em grande precariedade a nível mastigatório e estético.

Os implantes dentários permitem que a função mastigatória seja restabelecida, possibilitando ao paciente voltar a comer uma gama mais ampla de itens do cardápio, incluindo alimentos há muito considerados descartados pela dificuldade de mastigar.

Uma dieta mais nutritiva e variada melhora a vitalidade, a longevidade e promove maior bem-estar em pacientes de todas as idades, mas é especialmente importante para indivíduos mais velhos. 

A idade não precisa ser um fator chave para o sucesso do procedimento. Implantes dentários colocados em pacientes saudáveis, idosos ou jovens, com estrutura óssea suficiente podem responder muito bem ao tratamento. Ninguém deve sofrer uma redução da qualidade de vida devido à incapacidade de comer, mastigar, falar e sorrir.

Você quer voltar a ter vida social e poder desfrutar de suas comidas favoritas sem restrições?

Entre em contato para agendar uma avaliação e se informar sobre as soluções recomendadas para o seu caso. Com a ajuda dos nossos profissionais você poderá esclarecer todas as suas dúvidas e tomar a melhor decisão, de acordo com as suas expectativas. 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Newsletter

Agende uma
Avaliação