Blog

Implantes de dentes anteriores: muito além da estética

Sorrir é a forma de comunicação mais simples e rápida que o ser humano tem. É a representação universal de sentimentos bons e da reciprocidade entre pessoas e povos. Movimentando até 80 músculos, o ato de sorrir e, até mesmo, de rir, traz inúmeros benefícios como:
– fortalecimento do sistema imunológico;
– redução de emoções negativas;
– alívio de tensão e estresse;
– contribuição para a saúde mental, liberando serotonina e endorfina (substâncias responsáveis pelas sensações de bem-estar, prazer e alegria);
– contribuição para o bom funcionamento do sistema cardíaco, controlando a pressão arterial e diminuindo os riscos de infarto;
– rejuvenescimento e aumento da longevidade;
– entre outros.

Mesmo sendo um ato natural e, muitas vezes, motivado por situações alegres e/ou engraçadas, sempre bate aquela preocupação com nossos dentes no momento de sorrir. Não ter uma boa aparência do sorriso, seja por aspecto amarelado, desalinhamento, excesso de espaços entre os dentes ou, até mesmo, pela falta deles faz com que a pessoa não sorria com segurança, procurando esconder os dentes por medo e vergonha de sofrer discriminações.

Por isso, pessoas que não tem os dentes anteriores (os da frente), procuram fazer implantes ou usar próteses móveis e, assim, poder sorrir com um pouco mais de segurança e sem muitos receios. Porém, os motivos para repor os dentes anteriores vão muito além de questões estéticas.

Dentes anteriores

Os dentes anteriores são os que estão localizados mais à frente na boca, com maior visibilidade ao sorrir. No total são 12, sendo seis em cada arcada dentária. São eles: incisivos centrais, incisivos laterais e caninos.

Os dentes incisivos centrais são os mais aparentes, localizados bem no centro de cada arcada dentária e os laterais são um pouco menores e ficam localizados ao lado dos centrais. A função dos incisivos é primordial para a mastigação, uma vez que são os primeiros dentes a entrar em contato com o alimento, cortando-o.

Já os dentes caninos, conhecidos popularmente como “presas” ou “dente de vampiro”, têm forma de cone, são pontiagudos e sua função é rasgar e perfurar alimentos mais resistentes e fibrosos.

Principais problemas

Por estarem localizados na parte frontal da boca, ficando altamente expostos ao sorrir, comer e falar, os dentes anteriores recebem mais atenção nos cuidados com a higiene bucal, porém, justamente por sua localização, são mais suscetíveis a fraturas.

Os principais problemas e preocupações com os dentes anteriores são:

1) Lascas e fraturas: quedas ou pancadas na boca podem lascar ou quebrar os dentes incisivos e caninos. Outras situações com as mesmas consequências são morder, frequentemente, alimentos muito duros como nozes e amendoim, objetos de metal e plástico e ranger os dentes. As lascas e fraturas não só alteram a aparência do sorriso como podem causar também dores e incômodos.

2) Abrasão dentária: escovar os dentes com muita força e/ou utilizar escovas com cerdas duras podem desgastar os dentes, resultando em chanfros que acabam expondo a dentina, camada protetora do dente. Como consequência, os dentes ficam mais sensíveis e a estética do sorriso, prejudicada.

3) Retração gengival: é a consequência de doenças periodontais, fazendo com que a gengiva se afaste dos dentes e deixando as raízes dentárias expostas. Causa desconfortos estéticos e sensibilidade. 

4) Diastema: é o espaço excessivo entre dois ou mais dentes. É comum entre os dois incisivos centrais, ocorre naturalmente em crianças e tende a desaparecer conforme o desenvolvimento dos dentes. Caso não seja corrigido, naturalmente ou por meio do uso de aparelhos ortodônticos, pode causar desconforto estético e certas interferências na fonética.

5) Dente incluso: atinge principalmente os caninos e se trata da não erupção correta do dente, em sua posição adequada, o que pode causar infecções, cistos ou tumores, cárie, quadros de doenças periodontais, lesões na raiz dos dentes próximos e apinhamento.

Cuidados e higiene

Os dentes anteriores são visíveis por todos quando sorrimos e são primordiais para a função mastigatória, que interfere diretamente nos processos digestivos. Por isso, é primordial cuidar e manter uma higiene bucal correta e frequente. Visite, periodicamente, seu dentista, escove os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia e use fio dental. Tenha cuidado ao mastigar alimentos duros e, sempre que possível, utilize protetores bucais ao praticar esportes de alto impacto.

Implantes dos dentes anteriores

Como vimos, os dentes anteriores são de extrema importância não somente para a estética, como também para as funções mastigatórias e, até mesmo, para a comunicação verbal (fonética). Por isso, os implantes são indicados para quem sofre com a falta deles.

Algumas pessoas optam pelas próteses móveis, por receio de fazer implantes ou por serem, a princípio, mais acessíveis, mas, justamente por serem móveis, essas próteses não oferecem a devida segurança, causando desconforto gerado por seu deslocamento na boca e, até mesmo, por situações constrangedoras em público.

Confira algumas vantagens de fazer implantes nos dentes anteriores, que vão muito além da estética:

– melhora a fonética, permitindo uma comunicação verbal mais segura e clara;
– melhora a mastigação, uma vez que os dentes posteriores têm funções importantes neste processo;
– o implante é uma técnica simples, segura e rápida, feita no próprio consultório odontológico;
– os pinos implantados são feitos de titânio, material biocompatível com o organismo humano;
– o pós-operatório é simples e, geralmente, livre de complicações, possibilitando que a pessoa volte à sua rotina em poucos dias;
– ao fazer implantes, a estrutura óssea dos dentes naturais é preservada, o que impede atrofiamento e outros problemas;
– o implante serve de base para prótese fixa, que proporciona maior segurança ao falar e comer.

Além disso, hoje os consultórios oferecem condições facilitadas de pagamento e aceitam planos odontológicos, que também facilitam a situação do paciente.

ABO Sorocaba Só na ABO Sorocaba você encontra profissionais qualificados para realizar seus implantes com excelência, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, ética e biossegurança, antes, durante e após o tratamento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Newsletter

Agende uma
Avaliação