Blog

Existe uma idade mínima para iniciar o tratamento ortodôntico?

Muitos pais têm dúvidas sobre quando seus filhos podem começar a fazer o uso do aparelho dentário.

Na verdade, o tratamento ortodôntico nas crianças pode iniciar a partir dos 5 anos de idade, pois nessa fase o tratamento pode ser preventivo e envolver também a ortopedia funcional. A ortopedia funcional tem como objetivo corrigir problemas de desenvolvimento e crescimento, que podem causar alterações na mordida, falta de espaço para o nascimento dos dentes permanentes e até problemas mais graves na saúde da criança, como alterações fonéticas e respiratórias, cáries ou problemas na articulação mandibular e assimetrias faciais. 

Por isso, recomendamos que a avaliação da criança por um especialista seja feita o quanto antes. 

Em que situações as crianças devem fazer tratamento ortodôntico?

As condições mais habituais que indicam a necessidade de iniciar o tratamento ortodôntico precocemente são as seguintes: ·Perda precoce ou tardia dos dentes de leite;

  • Desvios na mandíbula;
  • Dentes apinhados, dificultando a higienização, afastados ou salientes; 
  • Assimetria facial; ·Estreitamento do céu da boca;
  • Má oclusão, podendo ou não originar problemas de mastigação ou dicção;
  • Respiração pela boca; ·Atrasos no surgimento dos dentes;
  • Rangido nos dentes, entre outros.

Quais são os tipos de aparelhos dentários para crianças?

Aparelho Ortopédico Funcional

A Ortopedia Funcional dos maxilares (ou ortopedia facial) visa um redirecionamento do crescimento ósseo da face e dos dentes. Ou seja, tem função preventiva no crescimento inadequado dos ossos da face.

O diagnóstico precoce na infância e o uso do aparelho ortopédico infantil podem evitar problemas no futuro que levariam à necessidade de aparelhos ortodônticos. 

Os aparelhos ortopédicos podem ser móveis ou fixos e são utilizados na infância, geralmente dos 5 aos 12 anos. 

Aparelho Ortodôntico 

O aparelho ortodôntico tem como principal função, corrigir o posicionamento dentário, diferente do aparelho ortopédico, que tem a função de corrigir estruturas ósseas de suporte dos dentes.

Através do tratamento ortodôntico são corrigidos não só problemas estéticos, mas principalmente, condições dentais que afetam funções importantes como, por exemplo, a deglutição. Outros problemas como: dores de cabeça, disfunção temporomandibular, dor orofacial, entre outros, são alguns sinais que podem estar diretamente relacionados com problemas oclusais que podem ser tratados com a Ortodontia.

Benefícios do tratamento precoce

Os tratamentos ortodônticos implementados na infância e adolescência, tem como objetivo atuar em uma fase em que o desenvolvimento ósseo e as arcadas dentárias ainda não estão consolidadas, facilitando a correção de problemas. Por essa razão, é mais fácil corrigir o alinhamento dos dentes e maxilares, e identificar problemas ainda sutis, mas com potencial para se agravarem com o tempo.

Desta forma, é possível promover um correto desenvolvimento esquelético, em termos estéticos e funcionais, evitando condições futuras severas, cujo tratamento pode ser mais longo e complexo.

A avaliação ortodôntica precoce é extremamente fundamental, pois permite que o Ortodontista identifique problemas de saúde bucal precocemente, para que possam ser corrigidos, garantindo que a criança tenha um sorriso saudável e bonito.

Vale lembrar também que a avaliação de um Ortodontista competente é essencial para avaliar se seu filho(a) está no momento certo de começar o tratamento.

Quer saber se seu pequeno precisa usar aparelho dentário? 

Agende uma avaliação na ABO Sorocaba e traga seu filho(a) para ser diagnosticado e tratado por um profissional especializado!​​

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Newsletter

Agende uma
Avaliação