Blog

Por que a odontologia preventiva é tão importante?

É muito comum que pessoas procurem ir ao dentista somente quando sentem dor ou quando há alguma complicação na boca. No entanto, consultas regulares e cuidados preventivos são as melhores formas de evitar problemas bucais e evitar ter que recorrer a tratamentos invasivos. 

A odontologia preventiva envolve várias ações para garantir a saúde bucal e manter um sorriso saudável. Afinal, a saúde da boca também pode afetar o organismo em geral. Essas ações incluem escovação diária, uso do fio dental, alimentação saudável, além de visitas regulares ao dentista.

Visitar seu dentista regularmente ajuda a manter sua saúde e bem-estar geral e prevenir doenças dentárias graves. As consultas preventivas são essenciais para detectar o problema a tempo, e impedir que ele evolua. Quanto mais você esperar para receber o tratamento adequado, mais intenso e mais dispendioso ele poderá ser. 

Como prevenir as cáries?

As cáries podem ocorrer mesmo quando você cuida dos dentes regularmente. No entanto, quando você vai ao dentista, ele é mais capaz de identificá-las precocemente. Você pode não perceber que tem uma cárie logo que ela se forma, pois ela não gera sintomas, no entanto seu dentista pode diagnosticar e identificar o problema no início.

Tratar a cárie quando ela é pequena pode ajudar a evitar a dor intensa, que é um dos sintomas mais comuns. Além disso, o tratamento tende a ser muito mais simples e custar menos quando realizado no seu início. Uma cavidade maior requer consultas mais frequentes e mais extensas ao dentista.

Quando uma lesão ou cárie significativa danifica a polpa do dente, geralmente é indicado o tratamento do canal. Na maioria das vezes, ele é recomendado, pois o interior do dente está contaminado por bactérias, que podem causar infecções em outras partes do corpo. No entanto, apesar da eficiência do procedimento, em certos casos ele pode não ser o suficiente para solucionar o quadro e a remoção do dente poderá se fazer necessária.

Para o sucesso do tratamento, o ideal é que ele seja realizado o mais cedo possível, pois conforme a cárie vai avançando, vai se aproximando do canal, gerando infecções. Portanto, aquela cárie que você pode estar adiando para tratar é capaz de se tornar um problema muito maior no futuro.

Como prevenir a gengivite?

A gengivite é um tipo de condição que causa irritação, vermelhidão e inchaço (inflamação) da gengiva, ao redor da base dos dentes. É importante levar essa condição a sério e tratá-la prontamente, para evitar o desenvolvimento da periodontite, uma forma avançada de doença gengival.

A periodontite é uma das principais causas de perda dos dentes nos adultos, pois destrói os ossos que mantêm os dentes no lugar, causando o enfraquecimento das suas fixações. A doença pode afetar a mordida e os dentes podem precisar ser extraídos.

A causa mais comum da gengivite é a má higiene oral. Manter bons hábitos de saúde bucal e fazer exames odontológicos regulares, podem ajudar a prevenir e reverter a gengivite.

Com que frequência você deve ir ao dentista?

O ideal para um adulto é visitar o dentista a cada seis meses, para manter a boca saudável. Nesta visita será avaliado se o paciente não tem cáries, ou nenhum outro problema que possa surgir. Esta mesma frequência pode ser seguida também pelas crianças, mas dependendo dos hábitos alimentares, pode ser necessário aumentar o número de consultas. 

A boca é uma das principais barreiras de proteção à saúde de todo o organismo. Se os devidos cuidados não forem seguidos, o que começa como uma patologia na boca pode evoluir para problemas muito mais sérios. 

Na ABO Sorocaba você encontra profissionais qualificados para realizar a odontologia preventiva com qualidade, seguindo os mais rigorosos padrões de biossegurança, antes, durante e após o tratamento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Newsletter

Agende uma
Avaliação