Você sabia que os dentes envelhecem, assim como a pele envelhece?
Da mesma forma que as marcas surgem devido a idade, a estrutura dental também se modifica com o passar dos anos.
Porém, esse processo normal é ocasionado por dois fatores: o fato de que o dente possui células e tecidos que, como em qualquer outro órgão do homem, passa por desgaste.
Além disso, os dentes envelhecem devido a hábitos alimentares de cada indivíduo, comidas ou bebidas ácidas ou muito quentes, pois elas tendem a acelerar o envelhecimento da dentição.
Ainda que seja inevitável, esse envelhecimento pode ser amenizado com cuidados diários ou contornados com procedimentos oferecidos pela Odontologia.
Quais cuidados devem ser adotados para evitar o envelhecimento dos dentes?
- Faça um boa higienização bucal, com escova adequada, escovação correta e uso do fio dental;
- Espere 30 minutos após a refeição para realizar a escovação e não haver desgastes dos dentes;
- Tenha uma dieta equilibrada;
- Se você tiver bruxismo, cuide dessa condição.
Esses hábitos podem auxiliar você na manutenção de um sorriso mais jovem e branco.
Além disso, escolher uma escova com cerdas extra macias, escovar sem imprimir muita força e usar fio dental, pelo menos uma vez ao dia, são dicas valiosas.
Portanto, associe a essa tríade, o tempo de espera para escovar os dentes após a refeição. Ele é necessário para que o pH salivar se estabilize e que reduza o desgaste do dente.
Ademais, a alimentação é algo a ser ponderada, não precisa haver cortes radicais. No entanto, é necessário que se estabeleça uma dieta balanceada, sem muitos doces ou alimentos e bebidas ácidas.
Por fim, o bruxismo é uma condição muito prejudicial à saúde dos seus dentes. O frequente atrito entre as arcadas desgasta os dentes, destruindo as camadas presentes nele e, com isso, provocando o envelhecimento dental precoce.
Como a Odontologia pode manter seu sorriso jovem?
Por meio das consultas periódicas que você deve fazer ao dentista, ele traçará abordagens que poderão evitar o envelhecimento dos dentes.
O seu dentista poderá recomendar tratamentos preventivos, como a limpeza de consultório que visa evitar a formação de tártaro, por exemplo. Ele também poderá fazer a aplicação de flúor que ajuda a proteger as camadas mais internas do dente.
Para quem se incomoda com os dentes amarelados, o clareamento pode ser viável. Novamente, quem decidirá a abordagem a ser adotada será o seu dentista. Esse tratamento pode ser realizado no consultório ou em casa, o importante é que seja executado com orientação de um profissional habilitado.
Além dos cuidados inseridos na sua rotina, nossa equipe é altamente capacitada para prevenção do envelhecimento dental precoce e também para restaurar a beleza do seu sorriso.