Blog

Você sabia que dormir de boca aberta pode desalinhar os dentes?

Dentes desalinhados - ABO Sorocaba

Descubra a solução para esse problema.

Muitas pessoas costumam dormir de boca aberta e acabam tendo seus dentes desalinhados. Por isso, vamos te ajudar com esse problema.

Você costuma dormir com a boca aberta e está insatisfeito com o alinhamento dos seus dentes? Saiba que isso é muito comum e temos a consciência do quanto é difícil deixar de sorrir e aproveitar os bons momentos por vergonha de dentes tortos. Mas fique tranquilo, pois iremos esclarecer sobre o assunto e daremos a solução.

Afinal, como dormir de boca aberta acaba desalinhando os dentes?

Manter a boca aberta para a respiração durante o sono faz com que ocorra alteração do posicionamento dos músculos mastigatórios, dos lábios e da língua. Isso gera diversas alterações, como deformidades ósseas, tanto da maxila como da mandíbula e, consequentemente, desalinhamento dental.

As causas da respiração bucal durante o sono são múltiplas, como por exemplo:

Anormalidades anatômicas das vias aéreas: alguns obstáculos presentes nas vias aéreas obstruem ou resistem à passagem do ar, fazendo com que a respiração bucal seja uma alternativa para compensar o problema. Entre eles, temos a hipertrofia de cornetos, o desvio de septo nasal e as rinites alérgicas frequentes, por exemplo.

Má oclusão: é um problema de saúde pública que causa desarmonia na estética e na função dos dentes. A oclusão errada gera má posicionamento da língua, o que prejudica a respiração nasal.

Doenças respiratórias: Algumas injúrias como rinite, asma e alergias dificultam a respiração ideal, colaborando para que o paciente respire pela boca.

Como corrigir o problema?

Antes de tudo, é necessário identificar sua raiz. Para isso, é necessário passar por uma avaliação multidisciplinar com ortodontista, otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, por exemplo. Nessa equipe, o papel do ortodontista consiste em corrigir as alterações morfológicas e encaminhar o paciente para as demais especialidades, quando necessário.

Com a identificação do problema, é possível tratá-lo e corrigir as deformidades dentais causadas por meio de aparelhos ortodônticos. Esses podem ser metálicos convencionais, em que os chamados bráquetes são colados na superfície do dente e unidos por um fio metálico. Porém, se você busca praticidade, conforto e estética, os alinhadores invisíveis são uma ótima opção para você!

Como funcionam os alinhadores invisíveis?

Os alinhadores são feitos de um material exclusivo e estético, praticamente imperceptível. Eles se encaixam perfeitamente nos dentes, fazendo com que eles se movimentem de forma rápida, previsível e confortável, até que atinjam o posicionamento correto de todos os elementos. E fique tranquilo, esse tratamento pode ser feito desde crianças com dentes de leite e permanentes, até idosos.

“Quero alinhar meus dentes de um modo rápido, estético e confortável. O que fazer?”

Como seu sorriso é único, seu tratamento também precisa ser. Por isso, um ortodontista deve avaliar seu caso, personalizando seu tratamento exclusivo para o seu sorriso.

Para isso, nós disponibilizamos a equipe da ABO Sorocaba. Se consulte com os nossos dentistas capacitados para cuidar de você. Estamos preparados para atender desde casos simples aos mais complexos.

Agradecemos pela leitura.

Cuide do seu sorriso na ABO Sorocaba

Associação Brasileira de Odontologia de Sorocaba – prezando pelo conhecimento, saúde e bem-estar dos nossos pacientes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Agende uma
Avaliação