Um bebê, viva! Todos ficam felizes: papai, mamãe, familiares e amigos. Além da alegria e felicidade, vêm também as responsabilidades e com elas as preocupações:
Pré-natal, chá de fraldas, sexo do bebê e todos os medos, anseios e alegrias dos ultrassons.
Mas e os dentinhos? A maioria dos papais e das mamães só se lembra dos dentinhos, quando nasce o primeiro ou quando a fada do dente vem visitar.
Essa é uma pergunta que poucos pais se fazem. Mas faz sentido pensar nos dentinhos do bebê, sendo que ele ainda está na barriga da mamãe?
E a resposta é: Sim! A saúde bucal do bebê começa no período gestacional, junto com o pré-natal. Esse processo é feito com a mamãe, é ela que fará um acompanhamento periódico para saber se está tudo bem. É muito importante esse caminho, pois ele pode ser decisivo para que o bebê nasça no tempo certo.
O profissional que irá acompanhar as mamães nesse período é um Odontopediatra.
Quem é o Odontopediatra?
O profissional especializado em Odontopediatria, é um dentista que após a conclusão de formação, optou por mais 2 a 3 anos de especialização. Os odontopediatras trabalham em conjunto com pediatras e outros dentistas se necessário. Cuidam de gestantes, bebês, crianças e adolescentes. Seu papel é educar, prevenir, diagnosticar e controlar problemas de saúde bucal.
O Pré-Natal Odontológico
Durante a gestação, muitos fenômenos acontecem. Tudo que se passa com a mamãe, influencia diretamente o desenvolvimento do bebê. A importância do acompanhamento de um profissional odontológico em paralelo ao obstetra está atrelado ao fato de que qualquer tipo de infecção pode ser transmitida via corrente sanguínea ao bebê. Como é o caso da Periodontite.
A periodontite é uma infecção que destrói a gengiva e até os ossos que dão suporte aos dentes. A formação da periodontite se dá através da má higiene bucal. Bactérias grudam nos dentes e formam a famosa placa bacteriana. O organismo passa a se defender e acontece uma inflamação, causando a gengivite. Que não tratada evolui para a periodontite.
Um estudo feito pela Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia e Miguel Hernández de El Che, na Espanha, mostrou que 60% das mulheres que tiveram essa infecção durante o período gestacional, tiveram um parto prematuro com menos de 37 semanas.
Por isso, é de extrema importância o pré-natal odontológico. Na consulta do pré-natal odontológico, além de diagnósticos preventivos, é possível tirar dúvidas como: amamentação, uso de mamadeiras, bicos, chupetas ou sucção dos dedos. Higiene bucal antes e depois do primeiro dente. A cavidade bucal do bebê, o momento certo da primeira visita ao dentista.
O pré-natal odontológico certifica de que o bebê tem a chance de crescer sem nunca experienciar uma doença periodontal ou cárie.
O primeiro dentinho e a fada dos dentes?
Após o nascimento, antes do primeiro dentinho e mesmo depois da chegada da fada do dente, é importante a visita regular ao odontopediatra como forma de prevenção. O atendimento odontológico nessas fases tem como objetivo educar para assim, criar bons hábitos de higiene bucal.
Como escolher um Odontopediatra?
Vamos te dar 6 dicas de como escolher um ótimo profissional:
- Peça recomendações a pessoas conhecidas;
- Pesquise sobre a reputação e o atendimento do local;
- Confira a especialização do profissional que irá te atender;
- Visite o local e verifique se há uma boa estrutura, se o local é limpo e organizado;
- Principalmente, fique atento a como o profissional atende a criança;
- Siga a sua intuição.