O tratamento de clareamento dental consiste em aplicar uma substância nos dentes capaz de remover os pigmentos de seu interior.
Ao longo do tempo, nossos dentes escurecem pelo acúmulo de pigmentos no interior de sua estrutura. Essa pigmentação vem principalmente dos alimentos e bebidas, como, por exemplo, bebidas à base de cola, molhos de tomate, shoyu, beterraba, ketchup, entre outros. Traumas dentais também podem levar ao escurecimento dental.
O tratamento de clareamento é seguro, não invasivo e, quando feito sob a supervisão de um dentista, não há evidências de danos para a estrutura dental.
Conheça mais detalhes de cada modalidade de clareamento
O clareamento dental é uma técnica segura e eficaz para devolver a beleza ao sorriso em caso de pigmentação excessiva. Uma das alternativas para sua realização é a técnica caseira, realizada com moldeiras personalizadas. Embora seja realizado pelo paciente em casa, o tratamento tem a supervisão profissional durante todo o processo. É possível, também, aliar o clareamento caseiro ao clareamento em consultório para acelerar os resultados.
A técnica tem menor custo, costuma causar menor sensibilidade dental e pode ser feita no conforto do lar do paciente. Porém temos o maior tempo de tratamento para atingir o resultado esperado e a necessidade de disciplina por parte do paciente.
O dentista molda os arcos dentais do paciente e produz moldeiras transparentes e flexíveis que se adaptam perfeitamente a eles. Estas moldeiras são entregues ao paciente junto a seringas do gel clareador. Em geral, a substância de escolha é o gel de peróxido de carbamida 10 a 16%, que pode ser utilizado durante o sono do paciente. O tempo de tratamento do clareamento caseiro vai depender da análise feita pelo profissional.
É comum os dentes que passaram por tratamento de canal apresentarem alteração de cor, causando desconforto estético ao paciente. Nestes casos, é possível realizar a técnica de clareamento interno, ou walkingbleach, que consiste em clarear o dente por dentro.
Neste tratamento, o dente é limpo, radiografado, reaberto, selado e, por fim, é aplicado um gel de alta concentração de substância clareadora.
Então, realizamos uma restauração provisória e o clareador permanece dentro do dente agindo por uma semana, quando o paciente deverá retornar para avaliação do resultado. Caso profissional e paciente estejam satisfeitos, o agente clareador é removido e é instalada outra restauração provisória. Após cerca de três semanas, o paciente retorna para a realização da restauração definitiva.
O clareamento em consultório apresenta resultados mais rápidos e tem acompanhamento direto do profissional, que observa a eficácia do tratamento e seus possíveis efeitos colaterais. Porém, durante a sessão de clareamento, a sensibilidade é maior devido ao gel altamente concentrado.
Preencha o formulário ao lado e nossa equipe de profissionais entrará em contato para agendar uma avaliação na ABO Sorocaba.