Blog

Tártaro dental: um problema silencioso

tártaro dental

O Tártaro dental é um dos problemas mais comuns relacionados às doenças bucais que encontramos nos consultórios odontológicos.

Entretanto, muitos conhecem o termo, mas nem sempre estão cientes sobre o que ele é de fato, como ele pode afetar nossa saúde bucal e, surpreendentemente, a saúde geral.

Por isso, exploraremos o que é o tártaro, como ele se forma e quais os problemas que pode causar, não apenas na boca, mas em outros órgãos vitais.

Além disso, discutiremos as medidas preventivas que podem te ajudar a manter um sorriso saudável e um corpo em equilíbrio.

Boa leitura!

O que é o tártaro dental e como ele se forma?

O tártaro, também conhecido como cálculo dental, é uma placa bacteriana endurecida que se forma nos dentes ao longo do tempo devido ao acúmulo de resíduos de alimentos não removidos.

Assim, as bactérias presentes na boca se proliferam se alimentando desses resíduos e, devido ao contato com a saliva, solidifica a placa que dá origem ao tártaro.

Normalmente, esses restos de alimentos se acumulam nas regiões da gengiva, abaixo dela ou nos espaços entre os dentes, sendo reconhecido pela amarelada ou acastanhada.

Consequentemente, o nosso organismo começa a trabalhar para eliminar a presença das bactérias, entretanto, podendo causar inflamações e outros problemas que iremos ver a seguir. 

Problemas bucais causados pelo tártaro dental

O tártaro não é apenas uma preocupação estética, ele também pode causar vários problemas bucais, tais como:

Cáries dentárias

O tártaro fornece um ambiente ideal para as bactérias que deterioram o esmalte dos dentes, levando ao desenvolvimento de cáries.

Gengivite

A acumulação de tártaro irrita as gengivas, resultando em inflamação e sangramento. Isso é conhecido como gengivite, a fase inicial da doença periodontal.

Periodontite

Se a gengivite não for tratada, pode evoluir para a periodontite, onde as estruturas de suporte dos dentes, como os ossos, podem ser danificadas, levando à perda dentária.

Retração Gengival

A irritação crônica da gengiva devido à gengivite, juntamente com o acúmulo de tártaro, pode causar a retração gengival.

Consequentemente, à medida que a gengiva se inflama e se retrai, a raiz do dente pode ficar exposta, tornando-se mais suscetível a sensibilidade, cáries radiculares e outros problemas.

Consequências para a saúde geral

O tártaro não prejudica apenas os dentes e as gengivas, mas também impactar em outras áreas do corpo.

Primordialmente, isso ocorre porque as bactérias presentes no tártaro podem entrar na corrente sanguínea e se espalhar para órgãos distantes.

Dessa forma, algumas das possíveis consequências incluem:

  • Doenças Cardiovasculares: Estudos sugerem uma ligação entre a saúde bucal precária e doenças cardíacas, uma vez que as bactérias bucais podem causar inflamação no sistema cardiovascular.

A inflamação causada pelas bactérias afetam diretamente o endocárdio, membrana que reveste a parede interna do coração, forrando as aurículas e os ventrículos, é chamada de endocardite bacteriana.

  • Problemas Respiratórios: As bactérias podem ser aspiradas para os pulmões, aumentando o risco de infecções respiratórias, como pneumonia.

Por isso, pessoas internadas que recebem tratamentos com ventilação mecânica devem receber uma atenção especial com a sua saúde bucal.

  • Diabetes: A periodontite pode afetar o controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes, tornando a gestão da doença mais desafiadora.

Prevenção e Cuidados

Contudo, existem maneiras de prevenir o acúmulo de tártaro e seus efeitos prejudiciais, bastando tomar alguns cuidados.

Portanto, escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia e use o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana.

Além disso, evite o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, pois eles podem aumentar o risco de problemas bucais.

Do mesmo modo, evite alimentos ricos em açúcar e amido, que podem contribuir para o desenvolvimento de tártaro. Ou seja, tenha uma alimentação saudável.

Faça ainda visitas regulares ao seu dentista a cada seis meses para limpezas profissionais e exames odontológicos.

O tártaro dental é mais do que um incômodo estético. Ele representa uma ameaça real para a saúde bucal e geral.

Logo, não negligencie a importância da higiene bucal adequada e consultas regulares ao dentista.

Por isso, venha realizar os seus cuidados dentais aqui na ABO Sorocaba. Temos uma equipe focada e altamente preparada para cuidar do seu sorriso com todo carinho e cuidado.

tártar odental

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Agende uma
Avaliação