Blog

Quando devo extrair meu dente?

Extração dentária - ABO Sorocaba

É muito comum conhecermos alguém que tenha ido ao dentista e que tenha precisado extrair algum dente. Apesar do dentista ter como principal objetivo salvar o dente do seu paciente, a extração dentária é uma solução bastante comum e, em certos casos, necessária.

Porém, esse procedimento chama bastante atenção e pode acabar gerando dúvidas nos pacientes em relação ao momento de quando é preciso fazer a extração dental.

Mas você sabe a indicação, a importância de realizar o procedimento e os cuidados que você deverá tomar após a extrair o dente, para garantir a sua saúde? Preparamos esse blog com tudo o que você precisa saber sobre esse tema.

O que é a extração dental?

É o procedimento cirúrgico em que um ou mais dentes são extraídos, conforme a indicação do profissional. Para isso, o dentista irá analisar minuciosamente seu histórico de saúde, exames de imagem e fazer o planejamento adequado do seu caso.

Quando extrair o dente é necessário?

Ele é indicado pelo cirurgião-dentista em situações específicas e necessárias, como por exemplo:

– Cárie dental:

Em casos de cárie, quando os dentes possuem um grande comprometimento, fazendo com que a restauração não seja possível, o que torna inevitável a extração.

– Doença Periodontal:

A doença periodontal é uma condição inflamatória das estruturas de proteção e inserção dos dentes. Assim, a infecção instalada pode levar a perda do periodonto de maneira irreversível, fazendo com que o dente fique com muito pouco suporte ósseo, levando a grande mobilidade dental.

– Insucessos endodônticos:

Os insucessos endodônticos estão relacionados com variadas causas, como a complexidade da morfologia interna dos canais, canais laterais, secundários e deltas apicais. A não identificação de um canal mantém restos pulpares e conteúdo necrótico, podendo gerar lesão apical. Além disso, outros motivos para o insucesso podem ser:

  • Não regressão de uma lesão periapical pré-existente com o tratamento endodôntico;
  • Sobreobturação;
  • Erros durante a fase de preparos (degraus, perfurações, desvios apicais);
  • Presença de instrumentos fraturados;

– Dentes Inclusos:

Dentes inclusos são aqueles que não erupcionaram na arcada dentária dentro do tempo previsto, ficando total ou parcialmente no interior do osso. O terceiro molar, famoso siso, é o dente que apresenta maior frequência de dentes inclusos.

Por que é importante extrair o dente, quando indicado?

A extração dental é fundamental quando indicada, para evitar problemas como a formação de cistos, tumores e infecções. Nos casos de dentes do siso, é interessante extrair quando eles causam algum impacto na arcada, causando dentes tortos ou prejudicando a mordida.

Além disso, é extremamente necessário seguir a recomendação do seu dentista, conforme o planejamento do seu caso, garantindo a sua saúde.

Extrai meu dente, e agora?

Após a extração dentária ocorre um remodelamento ósseo, tanto da maxila como da mandíbula, na região da ausência dental. Dessa forma ocorre a reabsorção do alvéolo, gradualmente ao longo da vida e a remodelação da crista alveolar nos sentidos horizontais e verticais.

O processo de reabsorção alveolar é maior nos primeiros 6 meses após a exodontia, continuada a cada ano, em 0,5% à 1,0%, por toda vida.

​Além disso, com a ausência de um ou mais elementos dentais, ocorrem mudanças no alinhamento dos dentes. Em relação ao dente ausente, o antagonista passa a sofrer extrusão e os dentes vizinhos começam a migrar de forma lateral e inclinada.

Essas mudanças, além de gerarem prejuízos estéticos, configuram prejuízos funcionais mastigatórios. Por isso, é de extrema importância a reabilitação, para que tanto a função como a estética sejam devolvidas ao paciente.

Como reabilitar de modo rápido, indolor e de máxima estética?

A reabilitação com implantes dentários se tornou uma excelente opção! Implantes dentários são peças de titânio ou zircônia que funcionam como uma raiz artificial, uma vez que substituem as raízes perdidas.

Sua instalação é feita por meio de uma cirurgia simples, rápida e sem desconforto, devolvendo saúde e bem-estar ao paciente.

Pensando nisso, nós, da ABO Sorocaba, possuímos profissionais capacitados para proporcionar o melhor para sua saúde.

Se consulte com nossos dentistas e cuide agora mesmo de você. Estamos preparados para atender desde casos mais simples aos mais complexos.

Associação Brasileira de Odontologia de Sorocaba – prezando pelo conhecimento, saúde e bem-estar dos nossos pacientes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Agende uma
Avaliação