Saber reconhecer os estágios da gengivite é uma maneira para evitar que esse problema ocasione maiores complicações na sua saúde bucal,
Muitas pessoas, infelizmente, ainda se descuidam dos cuidados corretos que devem ter com a higienização oral.
Por isso, a gengivite é uma das maiores doenças presentes nos brasileiros em relação a saúde bucal.
E como em todas as doenças, saber identificar os seus estágios iniciais é de fundamental importância para se evitar maiores consequências.
Sendo assim, preparamos esse texto para que você possa reconhecer de maneira mais ativa o surgimento da gengivite e como tratá-la.
Aproveite a leitura.
O que é a gengivite
Certamente você já deve ter ouvido muito falar sobre gengivite, mas você sabe o que de fato ela é?
Gengivite é uma doença periodontal caracterizada pela inflamação da gengiva, ocasionando em vermelhidão e sangramento em alguns momentos.
O acúmulo da placa bacteriana nos dentes e na região da linha da gengiva são os causadores da gengivite.
Essa placa bacteriana é uma camada pegajosa e sem cor, formada por bactérias, restos de comida e saliva. Com isso, caso ela não seja removida através da escovação diária, pode irritar a gengiva e levar a inflamação.
Dentre as características mais comuns, a gengivite apresenta vermelhidão, inchaço, sensibilidade e sangramento durante a escovação ou uso do fio dental.
Além disso, uma pessoa com gengivite pode apresentar retração gengival, quando a raiz do dente começa a ficar exposta e até mau hálito.
Entretanto, ela não causa dor, por isso, muitas pessoas não conseguem identificar se possuem ou não a doença, principalmente quando ela está nos seus estágios iniciais.
Dessa forma, se não houver os cuidados ideais com a higiene bucal, a gengivite pode avançar para formas mais graves, sendo o segundo estágio da doença conhecido como periodontite.
Porém, para que você conheça em mais detalhes os outros problemas causados pela gengivite, vais tratar sobre os três estágios mais comuns que ela apresenta.
Quais os estágios da gengivite?
Como dissemos, a gengivite possui três estágios que vão avançado se não forem devidamente cuidados.
Sendo assim, é importante saber identificar cada um deles para que você não sofra com problemas mais graves e tenha a sua saúde comprometida.
Vamos lá?
A Gengivite
A gengivite é o primeiro estágio e o mais difícil de reconhecer, pois, ao contrário de outras doenças, não há desconforto ou dores.
Inicialmente, ocorrerá a vermelhidão e inchaço, podendo ocasionar sangramentos durante a escovação ou através do uso do fio dental.
O sangramento também pode ocorrer durante a mastigação de alimentos mais sólidos, como mordidas em maçãs.
Por isso, ainda que aparentam ser casos isolados, percebendo esses pequenos sangramentos, é importante reforçar os cuidados com a escovação.
E se caso esses sangramentos permanecerem por longos períodos ou dias, buscar a orientação de um profissional dentista.
Periodontite
Caso não haja o devido cuidado e a gengivite não for percebida ou tratada corretamente, ela pode avançar para a chamada periodontite.
Nesse estágio, a inflamação e o sangramento gengival se tornam mais evidentes. Em seguida, a gengiva começa a se retrair e a formar bolsas que avançam para baixo da gengiva.
É nesse espaço que ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. Nesse momento, a pessoa pode começar a sentir maior sensibilidade e mau hálito.
Outro problema que a periodontite apresenta ocorre no osso e nas fibras que sustentam e mantém os dentes na posição correta.
O avanço para o estágio mais sério irá afetar a posição dos dentes e você começará a sentir diferença na mordida.
Periodontite avançada
Neste terceiro estágio o acúmulo de bactérias causa a perda óssea e tecidual e a sensibilidade nos dentes com alimentos quentes, frios ou doces aumentam.
Além disso, ocorre a retração gengival, que nos casos mais avançados, expõem a raiz do dente que estava coberta.
As chances de infecção também aumentam, pois, as bolsas periodontais se aprofundam, podendo abrigar as bactérias causadoras de infecção.
Nesse interim, as fibras e os ossos que sustentam os dentes estão severamente danificados e, dessa forma, os dentes podem alterar sua posição correta ou ficarem se movimentando.
Com isso, certamente haverá uma alteração na mordida, os dentes ficarão abalados e se o tratamento não surtir o efeito desejado, surgirá o risco de perder os dentes.
Como tratar a gengivite?
O tratamento da gengivite nos seus estágios iniciais basicamente envolve a correta higienização através da escovação e uso do fio dental.
Esses pequenos cuidados evitam a formação da placa bacteriana e consequentemente o acúmulo de bactérias e cáries.
Outra alternativa é a limpeza realizada no consultório odontológico por um profissional capacitado.
As placas, chamadas de tártaro, quando se formam e endurecem nos dentes, necessitam de uma limpeza mais profunda e que só será feita corretamente por um dentista.
Por isso, é recomendado que apenas o seu dentista faça essa limpeza ou que ele realize uma raspagem acima e abaixo da linha da gengiva.
Se o problema já estiver mais avançado, será necessário realizar outros procedimentos para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas.
Só assim, será possível suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, o que dificulta o endurecimento da placa bacteriana.
Como a ABO Sorocaba pode te ajudar
Cuidados com a saúde bucal são essenciais para que se evite maiores problemas ao longo da vida, como a perda dental.
Por esse motivo, escovar os dentes todos os dias, ao menos três vezes ao dia, e usar o fio dental é fundamental.
Além disso, consultas regulares ao seu dentista são de extrema importância para prevenir problemas mais graves e você saber como anda a sua saúde bucal.
Portanto, se você sentir que há algo de errado com a sua saúde bucal ou deseja realizar uma consulta de avaliação, venha para a ABO Sorocaba.
Oferecemos tratamentos multidisciplinares aos nossos pacientes que buscam tratamentos para melhorar a sua qualidade de vida com conforto e segurança.
Através de profissionais altamente capacitados e experientes, oferecemos tratamentos estéticos e funcionais para tornar o seu sorriso ainda mais bonito.
E com isso melhorar a sua qualidade de vida com conforto e segurança.