Blog

Ortodontia não é só estética

A busca pelo sorriso perfeito é o desejo de muitas pessoas não é verdade? Ainda mais se considerarmos os momentos atuais da nossa sociedade, que visam principalmente a imagem.

Entretanto, você sabia que a ortodontia não é só estética?

Sabemos o quanto um sorriso bonito e alinhado pode funcionar como um excelente “cartão de visitas” nos locais onde frequentamos. Mas o que muitos ignoram são os ganhos funcionais que um sorriso alinhado pode gerar na vida das pessoas, e não estamos falando apenas de autoestima, mas de bem-estar e, principalmente, da saúde.

Quer saber mais sobre quais são esses ganhos? Então fique conosco e leia o nosso texto até fim.

Ganhos funcionais da ortodontia

A autoestima é parte relevante da nossa vida, pois entendemos o quanto é importante para muitas pessoas que os dentes estejam bem alinhados e bonitos, facilitando com isso a sua confiança e autoestima. Afinal, quem não gosta de se olhar no espelho e se sentir bem e com um belo sorriso, não é mesmo?

Porém, ter o sorriso alinhado vai muito além da estética, pois as funções dentais são partes extremante importantes da nossa saúde como um todo. Quer conhecer melhor alguns desses ganhos? Vamos lá!

• Facilidade na limpeza

O alinhamento dental proporcionará ao paciente o fechamento dos espaços abertos entre os dentes. A má oclusão, que ocorre quando os dentes estão tortos ou “encavalados”, como se costuma dizer, gera esse transtorno, o que dificulta a higiene bucal.

Com o alinhamento, o uso da escova e do fio dental serão mais simples de serem feitos, evitando assim a sujeira e a proliferação de bactérias causadas pelo acúmulo de alimentos entre os dentes.

• Melhora da alimentação

A mordida do paciente precisa estar corretamente alinhada para uma boa alimentação. A maxila (parte superior da arcada) e a mandíbula (parte inferior), quando bem alinhadas facilitam na mastigação, triturando os alimentos de forma correta, para que eles cheguem no sistema digestivo no tamanho ideal para que ele trabalhe corretamente.

• Evita as dores de cabeça

O tratamento ortodôntico visa também a parte óssea da face. Corrigindo a posição dos dentes evita-se que a mastigação seja feita de forma incorreta, forçando um lado mais do que o outro.

Nesse caso, evita-se que os ossos da face que estão ligados entrem em atrito um com o outro, o que ocasiona as dores de cabeça, do maxilar e também as dores de ouvido, já que a mandíbula será forçada de forma errada devido à má oclusão.

• Melhora da respiração

O sistema respiratório também será beneficiado com o alinhamento dental. Isso porque será evitado que a pessoa respire pela boca, o que é errado. Nesse aspecto, a respiração nasal, que seria a forma correta, serve como filtro para evitar que bactérias transmitidas pelo ar entrem no organismo.

Podemos salientar também que acontecendo a respiração de forma correta, evitará os problemas relacionados aos distúrbios do sono, como o ronco e a apneia.

• Facilita a comunicação

Estando os dentes corretamente posicionados, a língua também terá o seu lugar de repouso correto. Devido a isso, temos um benefício na maneira de nos comunicarmos.

Toda a nossa pronuncia, dicção e clareza na articulação das palavras passam por uma arcada completamente alinhada e a movimentação correta da língua.

• Tratamentos

Muitos podem até não gostar, mas os tratamentos de alinhamento com os aparelhos dentais são o melhor caminho para quem deseja ter um sorriso bonito e funcional.

Com o avanço da tecnologia esses tratamentos se tornaram altamente eficazes e até mais simples. Além dos aparelhos convencionais, com braquetes e fios, temos, hoje em dia, os alinhadores invisíveis, que são esteticamente mais agradáveis ao paciente.

Os alinhadores invisíveis possuem a vantagem de serem removíveis que, além dos benefícios de alinhamento, ainda facilitam a higienização dos dentes durante o tratamento.

Porém, para cada caso é preciso que um especialista faça a avaliação do paciente e escolha os melhores tratamentos e o tempo que ele irá durar.

 

E agora que você está mais bem informado sobre os ganhos que a ortodontia traz para a sua saúde, que tal conhecer a ABO Sorocaba? Aqui você vai encontrar os melhores profissionais para tratar do seu caso.

Faça uma avaliação odontológica na ABO Sorocaba!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Newsletter

Agende uma
Avaliação