As manchas nos dentes são muito comuns na população brasileira e podem ser causadas por diversos motivos. Para entender melhor o assunto, é preciso conhecer as 3 camadas que compõe os dentes:
1- Esmalte dentário: a camada mais externa, mais resistente e que tem como função proteger as outras
2- Dentina: Abaixo da primeira, sendo a camada do meio
3- Polpa: camada mais interna onde estão localizados os tecidos nervosos e vasos sanguíneos
Já as manchas, se dividem em dois tipos: internas e externas.
Manchas internas
As manchas internas aparecem por problemas na dentina e na polpa, são mais graves e exigem tratamento e avaliações mais complexas. Os casos mais comuns são:
- Complicações no tratamento de canal
- Hemorragia
- Necrose da polpa
- Traumas e lesões muito fortes, como pancadas, que fazem o sangue escorrer e se espalhar pela estrutura interna do dente
Manchas externas
É o tipo de mancha mais comum e acomete apenas a camada do esmalte dentário. Suas causas são diversas, mas podem ser tratadas e removidas com mais facilidade.
Causas das manchas externas:
- Bebidas e alimentos
Os principais são alimentos muito pigmentados (como frutas vermelhas), chá, café, vinho tinto, suco de uva, refrigerantes à base de cola, molho de tomate, curry, entre outros.
Esses alimentos podem ser consumidos normalmente sem danificar os dentes, basta não consumir quantidades exageradas e escová-los após o consumo para não manchar.
No caso de alimentos com corante ou acidez elevada, é indicado NÃO ESCOVAR os dentes nos primeiros 30 minutos após o consumo, para evitar a erosão dentária. Esse tempo é o que leva para que o pH da boca neutralize e você possa aplicar pasta de dente.
- Cigarro
Para essa causa, não tem jeito, é necessário parar de fumar.
- Fluorose
O consumo excessivo de flúor nos primeiros anos de vida (geralmente acontece quando a criança ingere pasta de dente com flúor).
- Consumo excessivo de antibióticos durante a gestação
Nos casos em que a gestante precisa fazer o uso de antibióticos, é necessário fazer o acompanhamento da saúde bucal do bebê durante o pré-natal.
- Tártaro e cáries
Ambas as condições devem ser tratadas com um dentista o mais rápido possível.