Blog

Lentes de contato dental: cuidados essencias

lentes de contato dental

Lentes de contato dental são a nova onda dos tratamentos dentários que visam melhorar aspectos estéticos com relação aos dentes.

Buscando deixar o sorriso mais harmônico, muitas pessoas apostam nesse tratamento, mas ainda ficam dúvidas relacionados a eles.

Quais são os melhores cuidados? Devo me preocupar com a alimentação?

Se você pensa em colocar lentes de contato dental, siga o texto até o fim que esclareceremos as suas dúvidas.

O que são as lentes de contato dental

As lentes de contato dental visam a melhorar os aspectos estéticos dos dentes, como as irregularidades no formato ou melhorar a cor.

Com apenas 0,2 mm de espessura a lente de contato dental são feitos com lâminas de cerâmica, material utilizado na sua composição.

Criado nos Estados Unidos, em 1985, incialmente as lentes não foram muito aproveitadas devido a falta de matérias compatíveis para a sua composição.

Entretanto, com o desenvolvimento da odontologia nos últimos anos, os laboratórios de próteses voltaram suas atenções para este procedimento.

Usando principalmente por artistas e atletas famosos, hoje, as lentes são uma realidade na reabilitação estética para muitas pessoas.

Porém o uso é mais indicado para adultos que já passaram por completo de toda a fase do desenvolvimento ósseo e dental ao longo dos anos.

Por isso, mesmo você não sendo famoso ou atleta, nada impede de apostar nesse procedimento que, se bem cuidado, pode durar até 20 anos.

Entretanto, é importante que a saúde bucal do paciente esteja em perfeitas condições para que o dentista possa realizar o tratamento com tranquilidade.

Para o que elas servem

Ainda que seja voltado para aspectos estéticos, é importante saber quais as aplicações das lentes de contato dental, por isso vamos lá.

Devido de ingestão de alimentos com forte coloração, como café, por exemplo, o uso das lentes é para corrigir a tonalidade dos dentes.

Para quem tem dentes fraturados ou com algum desgaste, a lente pode ser usada para corrigir apenas aquele detalhe, restabelecendo aparência normal do dente.

Pessoas com diastema (espaços entre dentes) também podem utilizar as lentes, pois elas preenchem esses espaços eliminado as irregularidades da arcada dentária.

Com esses elementos corrigidos, além das vantagens estéticas, vêm os ganhos com a alimentação e a higienização.

Tanto alimentação quanto higienização dependem de uma arcada dentária completa e completamente alinhada para que tudo saia como o esperado.

Com todos os dentes alinhados, não há sobrecarga nem desgastes desnecessários durante a mastigação e os alimentos ainda vão bem triturados para o sistema digestivo.

Além disso, por serem muitas finas, elas aparentam a naturalidade da dentição normal, o que contribui para a autoestima de quem está usando.

Cuidados com as lentes de contato dental

Não é porque agora você possui “dentes novos” que vai deixar de cuidar da sua saúde bucal não é mesmo?

Por isso, é importante estar atento a certos cuidados para que ela dure o maior tempo possível. Já citamos que elas podem durar até 20 anos, mas como tudo, se não houver o cuidado necessário, esse tempo poderá ser reduzido.

Portanto, continue a frequentar o seu dentista após a colocação das lentes. Com o acompanhamento constante, ele poderá identificar eventuais problemas e fazer as correções necessárias.

Como em tudo, a prevenção é muito importante para que futuramente sejam evitados gastos econômicos e de tempo.

Escovar diariamente os dentes também é fundamental. Isso pode parecer uma dica leviana, mas é natural haver um certo descuido por achar que agora tudo está correto.

Assim, você irá remover os possíveis resíduos de corantes que se fixam nas próteses. E como em toda escovação, não esquecer o uso do fio dental.

Evite hábitos ruins como roer unhas ou objetos, pois eles podem danificar as lentes de contato dental. E nem pense em tentar abrir nada usando os dentes. Abridores foram inventados para isso.

É importante também, caso você tenha esse problema, cuidar do bruxismo (habito de ranger os dentes de modo involuntário).

Pois ele aumenta as possibilidades de danificar a lente, principalmente no período noturno, quando, ao dormir, a intensidade de apertar, ranger ou bater os dentes aumentam.

Cuidados essenciais

Você chegou até aqui interessado em saber todos os cuidados necessários para manter a sua lente pelo maior tempo possível.

Como já deve ter percebido, os cuidados com as lentes são os mesmos que você teria com a dentição natural, todavia, é ainda mais importante o cuidado com o consumo de certos alimentos.

Com os alimentos sólidos e duros, recomenda-se que eles sejam cortados antes da mastigação. Igual aos dentes, que podem quebrar ao morder um material mais resistente, as lentes correm o mesmo risco.

Portanto, cuide das suas lentes da mesma forma que cuida da sua saúde bucal. Só assim você poderá sorrir novamente com segurança.

Se se você está insatisfeito com alguma questão estética relacionada ao seu sorriso, venha para a ABO Sorocaba. Atendemos diferentes áreas da odontologia.

Certamente um dos nossos profissionais poderão fazer uma avaliação do seu caso e oferecer o melhor tratamento para que você tenha usa autoestima renovada.

lentes de contato dental

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Agende uma
Avaliação