Blog

Já ouviu falar em DTM? Talvez ela seja a responsável pelas suas dores de cabeça!

Já ouviu falar sobre DTM? Dores de cabeça, estalo no ouvido, dificuldade em abrir a boca… Alguns desses sintomas são familiares para você?

Fique atento, pois esses são alguns dos sinais típicos de Disfunção Temporomandíbular (DTM)!

Mas o que é isso? Quais os sinais? Por que é causado? Quais os tratamentos?

Pode ficar tranquilo: preparamos esse blog para você, com tudo o que precisa saber sobre o assunto, confira!

Afinal, o que é DTM? Nunca ouvi falar!

Antes de ouvir, ou nesse caso, ler sobre a DTM, é importante esclarecer sobre a ATM. Ela é a Articulação Temporomandíbular próxima ao ouvido, bilateral, que conecta o osso temporal à mandíbula.

Além de ossos, essa articulação é composta por ligamentos, menisco e musculatura. Assim, a ATM é importante para todos os movimentos da mandíbula, como abrir a boca, comer e falar, por exemplo. 

Com isso, a disfunção temporomandibular (DTM) refere-se a desordens caracterizadas por dor na ATM, na região pré-auricular e nos músculos da mastigação e podem levar a limitação dos movimentos mandibulares, ruídos articulares, além de dores de cabeça e otalgia.

Quais são as causas da DTM?

A DTM tem causas multifatoriais, ou seja, diversos fatores podem levar à essa disfunção. Assim, apenas um fator isolado não é suficiente para constituir um quadro clínico de disfunção articular ou muscular e sim a associação entre eles.

Dentre as causas, podemos citar:

  • Condições psicológicas;
  • Estresse;
  • Problemas ou desordens articulares;
  • Desalinhamento dos dentes;
  • Traumatismos;
  • Excesso de tensão muscular na região;
  • Desordens musculares;
  • Fatores Hereditários.

 

Esses e outros fatores associados podem gerar a DTM e suas respectivas consequências que impactam negativamente na qualidade de vida. Por isso, é de extrema importância reconhecer os sintomas da DTM e contribuir ativamente para minimizar o problema e prevenir que ele se agrave.

Quais são os sinais da DTM?

A DTM pode se apresentar de diversas formas, com elas ocorrendo em conjunto ou isoladamente.

Dentre os sinais típicos, temos:

  • Dor na região da ATM;
  • Dores de cabeça e/ou enxaqueca;
  • Limitação em movimentos mandibulares;
  • Estalidos ao abrir e fechar a boca;
  • Sensação de mordida desconfortável;
  • Dor ao bocejar ou mastigar;
  • Desgastes e quebras dentais recorrentes.

Quais são os tratamentos?

A boa notícia é que a DTM pode ser tratada! Os tratamentos variam de acordo com o grau da disfunção temporomandibular, ou seja, deve ser avaliado se a DTM é mais grave ou mais branda.

Assim, para DTM crônica, com sintomas graves, o tratamento indicado é aquele menos conservador. Para isso, a cirurgia para a reparação da articulação temporomandibular pode ser uma solução.

Mas na maioria das vezes, a DTM vem acompanhada de crises agudas ou em decorrência de um tensionamento momentâneo. Para esses casos, opta-se por um tratamento mais conservador, como com medicamentos (analgésicos e relaxantes musculares) ou até mesmo terapias não cirúrgicas, como fisioterapia ou acompanhamento psicológico.

Porém, cada caso deve ser avaliado por um profissional que tomará a conduta ideal, de acordo com as suas necessidades.

Dessa forma, com a presença de algum desses sinais é de extrema importância se consultar com um cirurgião-dentista para que o tratamento seja feito o quanto antes, evitando problemas e consequências futuras.

Agora que você ouviu falar sobre DTM e pensando no melhor para a sua saúde, nós, da ABO Sorocaba, contamos com nossa equipe de especialistas capacitados para cuidar de casos desde os mais simples até os mais complexos. Por isso, se consulte com os nossos dentistas e cuide agora mesmo de você.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Agende uma
Avaliação