Um dos problemas mais frequentes de quem recebe implante dentário é a necessidade de usar próteses removíveis durante cerca de seis meses até que o pino de titânio se integre à estrutura óssea da maxila. O paciente pode enfrentar dificuldades como machucados causados pela movimentação do dispositivo protético na boca, insegurança em relação à própria aparência e medo de queda da prótese. O que muitos não sabem é que hoje já é possível sair do consultório com o a dentição completa em um dia, sem esperar a osseointegração para reposição dos dentes. Siga a leitura e falaremos mais sobre esse procedimento rápido e seguro.
Como é feito o implante com carga imediata?
O primeiro passo para uma recuperação rápida dos dentes perdidos é a avaliação da possibilidade de conectar as facetas logo após a colocação do implante. Para isso, o profissional utiliza exames de imagem de precisão milimétrica, que permitem ter uma noção das reais condições da arcada na qual a cirurgia será feita. Caso os ossos tenham uma boa altura e largura e a região esteja saudável, é possível colocar as próteses, que devem ser trocadas de tempos por serem provisórias.
É importante salientar a impossibilidade de realizar esse tratamento em pacientes com bruxismo, osteoporose e diabetes, assim como em fumantes.
A taxa de sucesso dessa técnica é alta, pois o especialista faz um planejamento antes de iniciar a intervenção, a coroa passa por ajustes que evitam micromovimentação e qualquer pressão da prótese sobre si mesma e os materiais disponíveis no mercado são biocompatíveis. Além dos cuidados profissionais durante a operação, o paciente deve seguir recomendações na etapa pós-operatória, mastigando os alimentos com cautela e escolhendo-os de acordo com as orientações do dentista nos primeiros meses após colocar os dentes.
Quais as vantagens dessa modalidade de implante?
Quanto mais rápido o procedimento, mais cedo as pessoas aproveitam seus benefícios. Com o implante de carga imediata, o paciente:
- Retoma a função mastigatória rapidamente;
- Consegue digerir melhor os alimentos;
- Possui próteses com um bom acabamento e boa modelagem da gengiva;
- Consegue melhoras na fala;
- Recupera de modo instantâneo a função estética;
- Não precisa usar dispositivos removíveis nem ter de se adaptar a eles.
-
Não deixe para depois. Aproveite o que as tecnologias da Odontologia têm a oferecer.