Blog

Higiene bucal: tudo que você precisa saber

Higiene bucal: tudo que você precisa saber - ABO Sorocaba

Você tem feito a sua higiene bucal de forma adequada?

Muitos estudos científicos comprovam que a boca tem uma íntima relação com a saúde geral, pois ela interage com todas as estruturas do corpo. Se as condições de higiene bucal forem inadequadas, elas podem causar doenças bucais, e mais, podem levar a enfermidades, ou agravá-las, principalmente quando nos referimos as doenças cardiovasculares e diabetes. Você sabia disso?

Por isso, a prevenção é o melhor caminho. O ideal é que sempre haja uma manutenção diária da higiene oral. Essa construção de hábitos rotineiros associada a idas regulares ao dentista serão indispensáveis para que se evite o desenvolvimento de dores ou doenças mais complexas.

O que você pode fazer para ter uma boa higienização bucal?

Nós preparamos um checklist com medidas que tornarão sua boca mais saudável, prevenindo várias doenças e evitando procedimentos mais invasivos, dependendo do tipo de condições acarretadas pela falta dessa rotina de limpeza oral. Confira:

  • Escovar os dentes todos os dias, após 30 min de cada refeição e também uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dentes de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor;

  • Não esquecer de escovar a língua;

  • Complemente a escovação passando o fio dental entre todos os dentes;

  • No caso de quem usa aparelho ortodôntico, preocupar-se ainda mais com a limpeza dos dentes e da gengiva e com o uso do flúor, pois o aparelho retém muitos restos de alimentos;

  • Ir ao dentista regularmente.

Essas recomendações foram estabelecidas no Manual de Saúde Bucal elaborado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de orientar sobre os cuidados com a saúde da boca como um âmbito da saúde geral.

A higienização oral é simples, mas crucial

A associação de duas medidas simples têm alta prioridade para que se mantenha a saúde bucal, são elas: a escovação e o uso do fio dental. Esse elo já ajuda a prevenir a maior parte das condições odontológicas ruins.

Quando feita de forma adequada e com frequência, a escovação, associada ao uso do fio dental, tem uma potencialidade enorme contra a proliferação de bactérias e a formação de cáries. Tais medidas também são muito aliadas na preservação de uma boa saúde das gengivas, assim como um hálito agradável.

Para que seja considerada uma boa escovação, existe um tempo mínimo de dois minutos, sendo imprescindível que se faça a escovação da língua, pois ela pode servir como depósito de restos de comida e bactérias, podendo ocasionar mau hálito e até mesmo infecções. Em relação à utilização de fio dental, deve ser usado pelo menos uma vez ao dia, pois este auxilia na eliminação dos resíduos de alimentos que não foram retirados com as cerdas da escova de dentes. Uma recomendação quanto à escova de dentes, é que essa deve ser trocada de três em três meses, desde que seja devidamente seca e acondicionada, caso contrário deve ser trocada antes.

A ida ao dentista com regularidade é fundamental

Para além desses cuidados com os hábitos básicos de saúde oral, é essencial que se consiga manter uma rotina de consultas periódicas com dentistas. A quantidade de vezes por ano deve ser orientada pelo seu dentista, não há um padrão. Fatores como o risco de cárie são individuais. Assim, analisando o seu caso isoladamente e respeitando suas especificidades, ele estabelecerá quantas visitas devem ser feitas; essas idas serão vitais para que se evitem transtornos com tratamentos mais difíceis no futuro.

A consulta regular com o dentista não deve ser negligenciada, pois esse profissional é habilitado para avaliar o estado de limpeza dos dentes e gengivas, além da presença e do risco de proliferações de microrganismos. Ademais, o seu cirurgião-dentista é capacitado para determinar se tudo está adequado na língua e em todas as suas estruturas bucais, o que pode ser útil para a detecção de doenças.

Desse modo, cuidar da higiene dos dentes é uma prática a ser realizada diariamente, com atenção e suporte de um profissional. Adiar a manutenção dos dentes pode ter como consequência situações que exigirão tratamentos mais invasivos e caros.

Por isso, ABO Sorocaba tem à sua disposição profissionais capacitados para auxiliar você a conservar sua saúde bucal e prevenir quadros desagradáveis. O velho ditado “prevenir é melhor do que remediar”, nesse caso, é uma regra de ouro. Sua saúde e seu bolso agradecem.

Venha fazer uma consulta com a gente!!

Agende uma consulta na ABO Sorocaba

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Newsletter

Agende uma
Avaliação