Blog

Facetas dentárias desgastam os dentes?

Tratamentos com facetas dentárias são muito bem-vindos e estão ganhando destaque na odontologia, o que acaba gerando dúvidas e curiosidades nos pacientes.

É muito comum pessoas apresentarem insatisfações com a estética dental por conta de desalinhamento, formato, cor e assimetria dos dentes.

Essas características, além de comprometer a autoestima, interferem na saúde bucal, uma vez que podem causar impactos negativos na mastigação e até mesmo na higiene oral.

Afinal, como funciona o tratamento com facetas dentárias? Precisa desgastar os dentes? É a mesma coisa que lente de contato dental?

Fique tranquilo! Preparamos esse blog com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que são facetas dentárias?

As facetas são restaurações feitas de resina ou porcelana com o objetivo de modificar o formato e a cor do elemento dental.

As facetas em resina são feitas de forma direta, ou seja, o profissional aplica a resina sobre o elemento dental por incrementos, modelando o material até chegar na forma desejada, como uma restauração convencional.

No caso das facetas em porcelana, são confeccionadas em um laboratório protético, conforme o planejamento feito pelo dentista. Assim, a peça pronta é cimentada sobre o elemento dental e são feito os ajustes finais.

Facetas dentárias e Lentes de contato: qual a diferença?

Ao contrário do que muitos pensam, facetas e lentes de contato não são a mesma coisa.

A principal diferença entre elas é em relação a espessura: enquanto a faceta de porcelana possui cerca de 0,7 mm de espessura, a lente de contato dental é ainda mais fina, medindo cerca de 0,2 a 0,4 mm.

Ainda assim, ambos possuem a mesma finalidade no tratamento, embora suas indicações sejam diferentes.

Por serem mais finas, as lentes de contato dentais são mais recomendadas em casos onde se buscam corrigir pequenas alterações, como cobrir manchas, melhorar o formato de dentes ou ainda promover o fechamento de pequenos espaços entre os dentes.

Já as facetas, por apresentarem maior espessura, são indicadas em casos onde se busca corrigir maiores alterações, como manchas mais escuras, espaços maiores e desalinhamentos mais evidentes.

Os dentes são desgastados?

Quando se fala em facetas e lentes de contato dental, uma das dúvidas mais comuns é sobre os desgastes necessários.

É importante lembrar que em ambos os casos, um material é colocado sobre os dentes. Para isso, é necessário que tenha o espaço para que ele se adeque ao meio bucal, sem comprometer a oclusão e a saúde oral.

Por isso, alguns desgastes são feitos, de acordo com a necessidade. Assim, o profissional avalia cada situação, levando em conta a saúde bucal e o melhor aspecto estético da dentição.

Os desgastes fazem parte da etapa do preparo do elemento dental para o recebimento do material. Assim, permite que as facetas dentárias se estabilizem sobre os dentes, melhorando não só a estética, mas também a sua estabilidade.

Dessa forma, os dentes são preparados para que as facetas sejam cimentadas de acordo com seus objetivos estéticos e funcionais.

Além disso, o preparo do dente evita a ocorrência de sobrecontornos que podem comprometer a saúde do tecido gengival, uma vez que, a longo prazo, causam inflamações, sendo necessário refazer o procedimento. Ainda assim, o preparo previne ângulos que possam causar tensões na cerâmica.

Afinal, quais as vantagens das facetas dentárias?

Com a devolução da estética e a função ao sorriso, as facetas possuem diversos benefícios quando indicadas. Confira:

Autoestima

Devido as alterações dentais, é comum que o paciente tenha sua autoestima afetada, principalmente pela insegurança ao sorrir.

Uma vez que as facetas corrigem essas alterações, a estética é devolvida de acordo com os desejos do paciente. Dessa forma, ocorre uma melhora em sua autoestima, promovendo maior segurança e satisfação com seu sorriso.

Função

O planejamento do tratamento é feito levando em consideração os anseios do paciente, junto às suas necessidades, principalmente em relação a sua saúde oral.

Dessa forma, o formato de cada elemento que será colocado sobre a estrutura do dente é feito de acordo com as necessidades mastigatórias e fonéticas.

Assim, com o correto formato dental, é reestabelecido a função de acordo com o conforto e saúde do paciente.

Durabilidade

Além dos benefícios do reestabelecimento da forma e função, o tratamento com facetas apresentam boa durabilidade.

As facetas feitas de porcelana possuem alta resistência, o que garante uma boa durabilidade da peça, possuindo uma duração média de 15 anos. Porém, deve-se seguir os cuidados passados pelo profissional, principalmente na higienização e acompanhamento.

As facetas feitas em resina também apresentam alta durabilidade. Portanto, necessitam de maiores cuidados, sendo necessário um acompanhamento para que eventuais perdas de brilho e alterações de cores sejam reestabelecidas pelo dentista.

Como você pode observar, o tratamento com facetas dentárias apresenta diversos benefícios quando indicado. Além de devolver estética ao seu sorriso, é fundamental para que a função seja reestabelecida, impactando positivamente na mastigação e fonética.

Entretanto, é imprescindível uma avaliação do profissional para que seja indicada a melhor solução para cada caso, de acordo com as necessidades do paciente. 

Pensando no melhor para a sua saúde, nós, da ABO Sorocaba, contamos com nossa equipe de especialistas capacitados para cuidar de casos, dos mais simples até os mais complexos. Por isso, se consulte com nossos dentistas e conquiste o sorriso que sempre sonhou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Agende uma
Avaliação