A alimentação tem uma ligação direta com a nossa saúde bucal. Por conta disso, o consumo recorrente de alimentos e até mesmo bebidas com grande teor ácido é a principal causa das erosões dentárias.
Todavia, isso pode ser sentido por você de diferentes formas, como dentes desgastados ou até mesmo sensíveis.
Assim, se você já passou por alguma dessas situações anteriormente, sabe como ela pode ser incômoda.
Sendo assim, para evitar qualquer desconforto, decidimos produzir um conteúdo para que você possa entender melhor o que é a erosão dental, como ela ocorre e, principalmente, quais as melhores formas de prevenir. Continue a leitura e desvende o assunto.
O que é erosão dental?
Basicamente, a erosão dental é o desgaste da camada externa do dente, também conhecida como esmalte dentário.
Porém, quando isso ocorre, mesmo aparentando ser uma lesão superficial, acaba expondo a dentina, que possui naturalmente uma cor amarelada, deixando os dentes também com esse aspecto.
Ou seja, a erosão dental é uma das principais causas que leva às pessoas a terem um dos problemas que mais incomodam os pacientes: o dente amarelado e sem brilho.
Entretanto, vai além da questão estética, uma vez que também pode causar a sensibilidade dentária, fazendo até mesmo com que os dentes da frente fiquem com um aspecto mais translúcido, com uma aparência de transparência.
Quais as causas da erosão dental?
Antes de tudo, até mesmo de pensar em como prevenir esse problema, é necessário entender as suas causas.
Nesses casso, a verdade é que a erosão dental pode ser causada por diversas situações cotidianas, muitas vezes sem que as pessoas percebam.
Entretanto, como essa questão afeta diretamente a saúde bucal do indivíduo, é importante que todos os cuidados sejam tomados e, caso você perceba que está com algum tipo de desgaste ou erosão nos dentes, deve procurar um profissional qualificado o quanto antes.
Enfim, conheça as principais causas para a erosão dentária:
- Ingestão de bebidas e comidas ácidas como algumas frutas, vinagre e refrigerantes;
- Bruxismo (ranger ou apertar dos dentes durante o sono);
- Problemas estomacais como refluxo, vômito frequentes;
- Consumo frequente de cigarros.
Como evitar?
Inicialmente, a melhor maneira de prevenir a erosão dental não poderia ser outra, senão a higienização correta dos dentes.
Isso significa desde escolher a melhor escova de dentes para você, que tenha cerdas macias ou ultramacias, até mesmo à força aplicada no momento da escovação.
Além disso, também não podemos deixar de lado a frequência: pelo menos três vezes ao dia, dando prioridade para realizá-las logo após as principais refeições: café da manhã, almoço e janta.
Consequentemente, quando pensamos em nossa alimentação, sabemos dos impactos que elas causam à saúde bucal.
Por conta disso, evitar os excessos é sempre importante. Atente-se aos alimentos ácidos que você ingere e a frequência que isso ocorre.
Entretanto, não é possível evitar todos os alimentos e bebidas ácidas, principalmente porque vários deles fazem parte da nossa alimentação cotidiana.
Porém, o importante, quando ingerir esse tipo de alimento, é aguardar cerca de 20 minutos após a ingestão, para então escovar os dentes.
Dessa maneira, a saliva entra em contato com a superfície dentária, promovendo a neutralização do pH do ambiente bucal, remineralizando os dentes. Mas não deixe de higienizá-los da maneira correta, com a escova e creme dental.
Como tratar a erosão dentária?
Quando falamos sobre o tratamento, uma técnica que pode ser utilizada para retardar a ação da erosão dental é através da aplicação de selantes.
Com isso, é possível evitar que o dente tenha um desgaste exagerado, comprometendo a estética e até mesmo a mastigação, além de causar incômodos.
Por isso, é importante é sempre procurar um dentista quando você perceber os primeiros sinais da erosão dental!