Blog

Cuidados necessários durante o tratamento ortodôntico

tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico pode ser indicado a um paciente por diferentes razões, desde o alinhamento correto dos dentes até mesmo para problemas de oclusão, ou seja, relacionado à mordida.

Por isso, este é um dos tratamentos na Odontologia que possui mais tempo de duração, dependendo sempre da complexidade de cada caso.

Entretanto, depende também da disposição do paciente em respeitar o recomendado pelo profissional.

Consequentemente, a cooperação do paciente torna-se essencial neste tratamento, sendo muitas vezes o fator decisório em relação ao tempo do procedimento.

Ou seja, por mais quantos meses é necessário ficar com o aparelho e até mesmo para que os resultados sejam satisfatórios.

Portanto, confira os principais cuidados em relação aos aparelhos ortodônticos para promover os melhores resultados no futuro!

Cuidados antes de começar o tratamento ortodôntico

Primeiramente, antes de realizar qualquer procedimento odontológico, seja com os aparelhos ou até mesmo na área da Estética Dental, o primeiro passo é estar com a saúde bucal em dia!

Por isso, antes de dar início ao tratamento, normalmente o dentista realiza uma limpeza profunda, a profilaxia, para retirar todo o biofilme formado.

Assim, evitando o aparecimento de doenças gengivais e a formação de cáries, que podem prejudicar o tratamento ortodôntico e a saúde bucal geral.

Cuidados durante a colocação do aparelho

Os cuidados do paciente durante o tratamento ortodôntico são essenciais para o sucesso de todo o tratamento e envolve diferentes questões, desde higiene até alimentação.

Uso dos elásticos

A primeira questão que devemos entender sobre a importância da cooperação do paciente é: escutar atentamente o que o dentista tem a dizer e seguir os cuidados recomendados pelo tempo definido por ele.

Afinal, se o profissional indica que você deva usar os elásticos por 4 horas, mas você só fica metade desse tempo, então não é possível esperar os mesmos resultados, não é mesmo?

Então, use os elásticos pelo tempo definido pelo dentista!

Alimentação

Em relação à alimentação, alguns cuidados são necessários para preservar o aparelho ortodôntico, evitando entortamentos ou até mesmo quebra de alguma parte.

Confira quais são eles:

  • Evitar alimentos duros e crocantes, pois podem quebrar os bráquetes do aparelho. O ideal é que os alimentos mais consistentes devem ser cortados;
  • Evitar alimentos grudentos e chicletes: grudam no aparelho e dificultam a higienização;
  • Evitar refrigerantes e doces: o açúcar fica acumulado nos dentes e aparelho. Quando não retirado da maneira correta, pode trazer problemas à saúde bucal.

Higiene bucal

Como vimos, um dos problemas relacionados à alimentação são os alimentos que ficam presos aos aparelhos e entre os dentes, de difícil acesso para remoção.

Afinal, quando falamos sobre higiene bucal durante o tratamento ortodôntico, é necessário ser redobrado.

Portanto, realizado com o uso de escova ortodôntica e interdental, além da necessidade de passar o fio dental diariamente.

Hábitos parafuncionais

Hábitos parafuncionais como roer as unhas, morder a tampa de canetas e abrir garrafas com os dentes podem não apenas quebrar um pedaço do aparelho ortodôntico, mas também lascar ou até mesmo fraturar os dentes.

Consultas de manutenção

Uma das principais etapas do tratamento ortodôntico é a manutenção.

Isso porque, com o tempo, o aparelho pode ficar mais solto ou deixar de exercer a força necessária para o procedimento.

Cuidados após o tratamento ortodôntico

Uma vez que o tratamento foi finalizado, será que você vai estar livre do seu Ortodontista para sempre? Ainda não.

Em alguns casos, o profissional ainda pode recomendar o uso do aparelho de contenção. Basicamente, eles podem ser fixos ou móveis, mas que têm como finalidade evitar que os dentes se movam ao fim do tratamento ortodôntico.

O modelo da contenção, se fixa ou móvel, assim como a duração dessa nova etapa do tratamento ortodôntico só pode ser definida pelo profissional, após analisar a complexidade do caso e definir o melhor para você.

Por fim, se você vai realizar o seu tratamento ortodôntico venha para a ABO Sorocaba.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Agende uma
Avaliação