Blog

Crianças podem escovar os dentes sozinhas?

crianças podem escovar os dentes sozinhas?

Crianças podem escovar os dentes sozinhas? Essa é uma dúvida comum de pais com filhos pequenos, em crescimento ou durante o nascimento da dentição.

Os cuidados com a saúde bucal devem começar logo cedo, mas é preciso ter atenção durante os aprendizados das crianças.

Isso porque esse é um momento essencial para que elas criem os hábitos de escovação correta e consequentemente tenham uma boa saúde bucal.

Mas será que devemos deixá-las sozinhas na hora da escovação? E o que fazer para incentivar esse momento?

Foi para oferecer essas respostas que preparamos esse texto para você. Portanto, leia até o final e garanta que o seu filho tenha as melhores orientações.

Boa leitura!

Como crianças devem escovar os dentes

Inicialmente, não é indicado que crianças escovem os dentes sozinhas. Os hábitos de higiene devem ser constantes e bem feitos para evitar problemas mais sérios.

Crianças, dependendo da idade, ainda não possuem a coordenação motora ideal para uma escovação eficaz e correta.

Dessa forma, é preciso que o pai ou responsável esteja sempre ao lado dela para orientar a maneira correta de fazer a escovação, quais os movimentos e a força para que elas não machuquem a gengiva.

Com isso, ela irá aprender a importância de se escovar os dentes todos os dias, quais os problemas que pode evitar e os prazeres que o momento pode oferecer.

Entretanto, não é preciso que a escovação seja algo sério e formal. Esse pode ser um momento de diversão entre vocês.

Crianças aprendem melhor quando são estimuladas a fazerem coisas divertidas, por isso você pode tornar esse momento agradável para elas.

Sendo assim, prepare o ambiente para que ela fique confortável. Tente deixá-la em um lugar mais alto para que ela possa se olhar no espelho.

Escolha uma pasta com um “sabor” mais adequado ao paladar delas, ao menos nos primeiros anos, até que elas se acostumem e você possa utilizar uma pasta mais comum.

As opções de escovas também podem ser do agrado delas. É comum encontrar em mercados e farmácias escovas com modelos ou formas de personagens infantis e que são planejadas justamente para se adequar a elas.

Mas deixe que com o tempo ela faça a escovação segurando a escova sozinha, assim ela poderá desenvolver a coordenação motora necessária para a escovação.

Faça do momento uma forma de criar laços. Responda as milhares de perguntas que elas fizerem de o porquê é importante escovar os dentes.

A importância de crianças escovarem os dentes desde pequenas

A partir dos 10 anos de idade as crianças podem escovar os dentes sozinhas.

Entretanto, é importante que a escovação comece já com o nascimento dos primeiros dentinhos. Esses cuidados devem ser observados para que no futuro não ocorra nenhum problema.

Para isso, realizar a escovação ao menos uma vez ao dia já será importante para manter a saúde bucal dela em dia.

Mas com o tempo e o nascimento dos outros dentinhos, aumentar esse número e orientá-la na quantidade de vezes que é preciso realizar a escovação irá criar os hábitos corretos.

Como o tempo, o seu filho irá criar independência e desenvolver os próprios movimentos para uma escovação correta.

Entretanto, é indicado procurar por um bom odontopediatra quando a criança completar seis ou sete meses de vida.

Um profissional adequado e experiente poderá orientar quais os passos seguir para a correta higiene bucal do bebê.

Outro ponto que será relevante também será a adaptação da criança aos consultórios. Sabemos que muitas pessoas tem receio de ir ao dentista e esses “traumas” começam na infância.

Portanto, encontre um profissional que transmita confiança e que deixe a criança também a vontade. Esses primeiros contatos são essências.

E ainda que elas não possuam dentes, servirá para que sejam feitas análises da cavidade bucal, onde será analisado o desenvolvimento dos dentinhos.

Além disso, o odontopediatra poderá ensinar aos pais como deve ser feita a higienização da área e quais os cuidados a serem tomados.

Venha conhecer a ABO Sorocaba

Realizar o acompanhamento adequado e manter a higienização bucal das crianças é um cuidado essencial para manter a saúde delas.

Por isso, seja você pai ou responsável procure por uma clínica odontológica que ofereça os melhores cuidados para você e sua família.

A ABO Sorocaba oferece tratamentos multidisciplinares para os seus pacientes. Além de cuidar da sua saúde bucal, também oferecemos tratamentos estéticos.

Tudo para que você tenha os melhores cuidados e possa se sentir seguro e satisfeito com o seu sorriso, além de uma ótima qualidade de vida.

crianças podem escovar os dentes sozinhas?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Agende uma
Avaliação