Blog

Creme dental: qual escolher?

A escolha do melhor creme dental - ABO Sorocaba

Provavelmente você já foi ao supermercado ou farmácia e se deparou com uma enorme quantidade de cremes dentais a disposição.

Os cuidados com a higiene bucal devem ser uma preocupação diária, mas devemos levar em consideração qual o creme dental ideal para cada caso.

E, ao contrário do que muita gente pensa, nem todas as “pastas de dentes” são iguais ou trarão os mesmos resultados.

Por isso, resolvemos ajudar você. Vamos tratar de alguns tipos de cremes dentais, para quem são indicados e as melhores técnicas de escovação.

Vamos lá?

Existe diferença entre os cremes dentais?

Sim! As opções de cremes dentais são inúmeras. Cada um com uma caixinha de cor diferente, falando sobre as suas melhores características e para quem são indicados.

Entretanto, muitas pessoas costumam comprar e utilizar apenas um tipo e este pode não ser exatamente o indicado. É preciso levar em consideração algumas características da pessoa e também os seus interesses.

É importante analisar qual o seu caso. Você possui dentes sensíveis? Deseja cuidar mais da cor dos dentes? Tem mau hálito? Para cada um desses casos é importante fazer a escolha certa e ter o seu problema resolvido. Por isso vamos começar com algo bem simples.

Para você que gosta daqueles cremes com sabores infantis tipo tutti-frutti, uva, morango, já avisamos que o sabor não deve guiar a sua escolha. Essas pastas são indicadas apenas para crianças, como motivação para que elas criem o hábito de escovar os dentes.

Aliás, com elas, se deve ter uma atenção redobrada, devido a quantidade ideal de creme a ser colocado na escova na hora da higienização. Indica-se a utilização do uso dos cremes a partir dos dois anos de idade, quando a criança já consegue cuspir o creme. Para idades anteriores, ou seja, entre 0 e 2 anos a quantidade de pasta indicada é de um grão de arroz ou de ervilha. Para essa faixa etária é possível encontrar alguns cremes para a escovação assim que surgirem os primeiros dentinhos, mas sem a utilização do flúor.

O que os dentistas recomendam?

O flúor é um elemento importante na composição do creme dental. Ao contrário do que se acreditava há alguns anos, que seria prejudicial para as crianças, caso elas engolissem um pouco de pasta, é na verdade um elemento de proteção e fortalece o desenvolvimento do esmalte. 

O flúor trabalha nos processos de equilíbrio de cálcio existentes nos dentes. Ele também possui função de proteger os dentes em relação as bactérias presentes na boca e que podem causar cáries e outros problemas bucais.

Por esse motivo, os dentistas sempre recomendam o uso de cremes dentais que possuem flúor. Entretanto, como tudo, é sempre importante ficar atento a quantidade de pasta utilizada na escovação e na quantidade de flúor presente no creme, pois nem sempre a concentração mínima de flúor, que é de 1000 ppm e recomendada pelos dentistas, é obedecida por todos os fabricantes.

“E se eu tiver sensibilidade, como amenizar?”

Para você que possui dentes sensíveis e sente incômodo ao ingerir alimentos quentes ou gelados, saiba que isso corre devido a uma falha na proteção dentária. A falta de cuidados ou a escovação forte e em excesso, acarretam na erosão do esmalte, componente que ajuda na proteção dos dentes, fazendo com que esses alimentos entrem em contato direto com as terminações nervosas.

Ou seja, para quem tem sensibilidade nos dentes, é indicado o uso de cremes dentais que tem como foco os dentes sensíveis. Eles são compostos com nitrato de potássio, substância que age diretamente nas terminações nervosas presentes nas camadas internas dos dentes e atuam como um “protetor”, evitando o desconforto.

“E as pastas clareadoras, funcionam?”

Para quem deseja clarear os dentes saiba que os cremes que tem como foco o clareamento dental é mais abrasivo do que as pastas comuns. Ele atua como um esfoliante ou lixa, retirando as manchas presentes no esmalte dentário. Dessa forma ele é capaz de eliminar a placa bacteriana e as manchas causadas por cigarro ou bebidas, como o café.

Os cremes dentais com clareadores são indicados apenas para adultos que não possuem sensibilidade nos dentes ou não tem retração gengival. Ao ser utilizado, a dica é utilizar uma escova com cerdas macias para não potencializar sua ação abrasiva. Pastas clareadoras podem prejudicar os dentes, dependendo da quantidade de uso.

Outro modelo de pasta que vem crescendo são os cremes dentais de Carvão ativado. Eles se tornaram populares em países como Suíça, Estados Unidos e Japão. Sua composição deriva da queima de matérias orgânicas como cascas de coco e alguns tipos de madeira.

Entretanto, aqui fica um alerta, pois eles causam um desgaste significativo na estrutura dental. Se você faz uso de cremes dentais com carvão ativado ou pensa em utilizá-los, saiba que ele é altamente abrasivo e possui baixa ou nenhuma composição de flúor, por isso, é bom ficar atento ao seu uso, estudos realizados sobre esse dentifrício comprovam que o seu uso não é recomendado.

Técnicas de escovação

Falar das técnicas de escovação é extremamente importante, pois muitas pessoas escovam os dentes de forma errada. Lembrando que o uso de fio dental e da escova certa também ajudam nesses momentos.

O uso do creme dental deve ser diário. E recomenda-se que a escovação seja feita, ao menos, três vezes ao dia, sendo a mais importante antes de dormir, devido ao acúmulo de bactérias na boca durante esse período.

Para que a escovação seja eficiente, escove cada lado da boca, dividindo também as arcadas superior e inferior, por 30 segundos cada uma. O tempo médio de uma boa escovação deve durar por volta de dois minutos. Faça movimentos circulares, mas sem utilizar muita força e velocidade para não machucar a gengiva.

Não esqueça também de visitar o seu dentista ao menos duas vezes ao ano. Ter um profissional para te auxiliar é de extrema importância para a sua saúde bucal.

Por isso, venha conhecer a ABO Sorocaba. Temos profissionais capacitados para te orientar e oferecer os melhores cuidados para a sua saúde bucal.

Venha cuidar do seu sorriso na ABO Sorocaba

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Agende uma
Avaliação