Blog

Como a diabetes impacta na nossa saúde bucal?

diabetes e saúde bucal

Embora muitas pessoas estejam cientes dos impactos da diabetes na saúde geral, é importante destacar que ela também desempenha um papel significativo na saúde bucal.

Porém, essa relação é complexa e multifacetada, e compreender esses vínculos é fundamental para manter uma boa saúde oral em meio a essa condição.

Por isso, preparamos esse material especialmente para você conhecer mais os impactos que a diabete causa na nossa saúde bucal. Boa leitura!

Principais impactos da diabetes na saúde bucal

A diabetes é uma condição crônica que afeta a forma como o corpo regula os níveis de glicose no sangue.

Devido a isso, ela traz também alguns impactos para a saúde bucal que afetam o bem-estar de muitas pessoas.

Sendo assim, trazemos aqui os impactos mais comuns, confira:

Doença Gengival (Periodontite)

Um dos impactos mais significativos da diabetes é o aumento do risco de desenvolver a doença periodontal, também conhecida como periodontite.

Devido a diabetes, o sistema imunológico é comprometido, reduzindo a capacidade do corpo de combater infecções, tornando as gengivas mais suscetíveis a inflamações e infecções bacterianas.

Como resultado, os diabéticos têm maior probabilidade de desenvolver periodontite, o que pode levar à perda de dentes se não for tratada adequadamente.

Xerostomia ou Boca seca

Outra complicação bucal associada à diabetes é a xerostomia, ou boca seca. A diabetes pode prejudicar as glândulas salivares, reduzindo, dessa forma, a produção de saliva.

Consequentemente, isso impede que a saliva ajude na neutralização dos ácidos e elimine as bactérias da boca.

Ademais, a falta de saliva pode levar também ao acúmulo de placa bacteriana, cáries e mau hálito.

Cáries Dentárias

Como já citado, devido à boca seca e ao desequilíbrio dos níveis de glicose na saliva, os diabéticos também estão mais suscetíveis a desenvolver cáries dentárias.

Normalmente, a saliva ajuda a proteger os dentes, mas quando há escassez, os ácidos produzidos pelas bactérias na boca têm um efeito mais danoso sobre o esmalte dentário.

Problemas nas gengivas e cicatrização lenta

Pessoas com diabetes enfrentam ainda sérios problemas nas gengivas, como sangramento, inchaço e sensibilidade.

Além disso, a capacidade do corpo de se curar após procedimentos dentários, como extrações ou tratamentos de canal, pode ser comprometida devido à circulação sanguínea prejudicada.

Mau controle da glicose

A relação entre saúde bucal e diabetes é bidirecional. Isso significa que não apenas a diabetes afeta a saúde bucal, mas também problemas bucais podem afetar o controle da glicose no sangue.

Infecções dentárias e gengivais podem aumentar os níveis de glicose no sangue, tornando o controle da diabetes ainda mais difícil.

Importância da higiene bucal

Para pessoas com diabetes, é essencial manter uma rigorosa rotina de higiene bucal, o que inclui escovação frequente dos dentes, uso de fio dental, enxaguante bucal e visitas regulares ao dentista.

Além disso, é fundamental controlar de perto os níveis de glicose no sangue e manter um plano de tratamento diabético adequado.

A gestão cuidadosa da diabetes e a atenção à saúde bucal são fundamentais para prevenir complicações bucais graves e manter um sorriso saudável ao longo da vida.

Portanto, pessoas com diabetes devem trabalhar em estreita colaboração com seus dentistas para garantir que estejam cuidando adequadamente de sua saúde bucal.

E se você deseja saber como está a sua, agende ainda hoje o seu exame aqui na ABO Sorocaba.

Temos uma equipe multidisciplinar e altamente experiente que pode te oferecer os maiores confortos e a segurança ideal no cuidado com o seu sorriso.

Aqui, cuidaremos com todo amor e carinho de você, para manter a sua saúde bucal e o seu bem-estar.

diabetes e saúde bucal

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Agende uma
Avaliação