Blog

Clareamento dental sem orientação: uma armadilha

ABO Sorocaba - Clareamento dental

Os tratamentos odontológicos de natureza estética têm ganhado destaque nos últimos anos. Isso se justifica no cenário atual pela sociedade, dinâmica e exigente, na qual a apresentação pessoal é supervalorizada. O interesse por dentes brancos é natural, dado que no imaginário coletivo, um sorriso com dentes claros e sem manchas é uma marca de beleza.

Partindo desse contexto, um sorriso belo e com tonalidade mais branca pode ser alcançado de vários modos. Conforme o diagnóstico da situação clínica, o profissional habilitado traça um planejamento, seja de maneira mais conservadora, como o clareamento dental ou associado a materiais restauradores estéticos, como as resinas compostas e as cerâmicas.

O clareamento dental deve ser a primeira alternativa de procedimento nos casos de alteração de cor, pois se trata de uma técnica de baixo custo e efeitos colaterais mínimos. Além disso, nesse tratamento, devido ao conservadorismo da técnica, não há desgaste da estrutura dental.

 

Posso fazer clareamento com receita caseira ou kits clandestinos?

NÃO! O clareamento dental não é como um tratamento com cosmético. Não é possível realizar uma mistura de substâncias quaisquer e acreditar que equivalerá às técnicas executadas em um consultório odontológicos. As consequências dessas práticas sem acompanhamento podem causar efeitos contrários ao desejado e podem também afetar seriamente a sua saúde bucal.

 

Limão com bicarbonato, a modinha que custa caro

Essa combinação destrutiva, que circula por redes sociais como o Facebook e também é facilmente encontrada no YouTube, tem um alto potencial danoso. Esses produtos são constituídos de substâncias abrasivas e ácidos, respectivamente, e essa união pode causar desgastes superficiais do esmalte dentário (que é uma camada do dente), sendo que o seu uso prolongado pode até provocar um desgaste e lesões estruturais mais severas ao dente.

 

Kits de clareamento dental pirateados

Em julho de 2009, o Conselho Federal de Odontologia solicitou que a ANVISA desenvolvesse novos estudos sobre a comercialização dos clareadores, isso devido aos possíveis prejuízos do uso sem a prescrição. Em janeiro de 2015, a ANVISA passou a proibir a venda destes produtos em farmácias. Hoje, infelizmente ainda é possível encontrá-los em sites ou lojas que os comercializam de forma ilegal.

Um dos produtos que pode ser encontrado nesses kits, é um tipo de gel muito forte, que pode ser agressivo e causar dor para uma pessoa com dentes muito sensíveis, por exemplo.

Ademais, as chances de um manejo incorreto do produto é alta, podendo provocar um vazamento desse gel na moldeira e entrar em contato com as mucosas da boca. Ele pode provocar perda de papila (gengiva entre os dentes), retração de gengiva (deixando a raiz do dente à mostra) – ambos reversíveis apenas com outro tratamento odontológico complexo -, inflamações da bochecha, dos lábios e também piorar casos de gastrite e úlcera gástricas. Nesses kits, a moldeira é de tamanho padrão, enquanto que as do consultório são personalizadas, tendo o tamanho ideal para você.

 

Quer dentes brancos com segurança?

Em primeiro lugar, agende uma avaliação com um dentista. Somente ele poderá analisar o seu caso e propor o tratamento mais indicado, seja o clareamento no consultório ou o caseiro com acompanhamento. As duas alternativas são viáveis e realizadas de forma segura.

Nossa equipe é capacitada para transformar o seu sorriso e preservar sua saúde bucal.

 

Agende seu clareamento dental na ABO Sorocaba

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Newsletter

Agende uma
Avaliação