Os tratamentos odontológicos de natureza estética têm ganhado destaque nos últimos anos. Isso se justifica no cenário atual pela sociedade, dinâmica e exigente, na qual a apresentação pessoal é supervalorizada. O interesse por dentes brancos é natural, dado que no imaginário coletivo, um sorriso com dentes claros e sem manchas é uma marca de beleza.
Partindo desse contexto, um sorriso belo e com tonalidade mais branca pode ser alcançado de vários modos. Conforme o diagnóstico da situação clínica, o profissional habilitado traça um planejamento, seja de maneira mais conservadora, como o clareamento dental ou associado a materiais restauradores estéticos, como as resinas compostas e as cerâmicas.
O clareamento dental deve ser a primeira alternativa de procedimento nos casos de alteração de cor, pois se trata de uma técnica de baixo custo e efeitos colaterais mínimos. Além disso, nesse tratamento, devido ao conservadorismo da técnica, não há desgaste da estrutura dental.
Posso fazer clareamento com receita caseira ou kits clandestinos?
NÃO! O clareamento dental não é como um tratamento com cosmético. Não é possível realizar uma mistura de substâncias quaisquer e acreditar que equivalerá às técnicas executadas em um consultório odontológicos. As consequências dessas práticas sem acompanhamento podem causar efeitos contrários ao desejado e podem também afetar seriamente a sua saúde bucal.
Limão com bicarbonato, a modinha que custa caro
Essa combinação destrutiva, que circula por redes sociais como o Facebook e também é facilmente encontrada no YouTube, tem um alto potencial danoso. Esses produtos são constituídos de substâncias abrasivas e ácidos, respectivamente, e essa união pode causar desgastes superficiais do esmalte dentário (que é uma camada do dente), sendo que o seu uso prolongado pode até provocar um desgaste e lesões estruturais mais severas ao dente.
Kits de clareamento dental pirateados
Em julho de 2009, o Conselho Federal de Odontologia solicitou que a ANVISA desenvolvesse novos estudos sobre a comercialização dos clareadores, isso devido aos possíveis prejuízos do uso sem a prescrição. Em janeiro de 2015, a ANVISA passou a proibir a venda destes produtos em farmácias. Hoje, infelizmente ainda é possível encontrá-los em sites ou lojas que os comercializam de forma ilegal.
Um dos produtos que pode ser encontrado nesses kits, é um tipo de gel muito forte, que pode ser agressivo e causar dor para uma pessoa com dentes muito sensíveis, por exemplo.
Ademais, as chances de um manejo incorreto do produto é alta, podendo provocar um vazamento desse gel na moldeira e entrar em contato com as mucosas da boca. Ele pode provocar perda de papila (gengiva entre os dentes), retração de gengiva (deixando a raiz do dente à mostra) – ambos reversíveis apenas com outro tratamento odontológico complexo -, inflamações da bochecha, dos lábios e também piorar casos de gastrite e úlcera gástricas. Nesses kits, a moldeira é de tamanho padrão, enquanto que as do consultório são personalizadas, tendo o tamanho ideal para você.
Quer dentes brancos com segurança?
Em primeiro lugar, agende uma avaliação com um dentista. Somente ele poderá analisar o seu caso e propor o tratamento mais indicado, seja o clareamento no consultório ou o caseiro com acompanhamento. As duas alternativas são viáveis e realizadas de forma segura.
Nossa equipe é capacitada para transformar o seu sorriso e preservar sua saúde bucal.