Blog

Alinhadores invisíveis: indicado ou não para crianças?

Alinhador invisível - indicado ou não para crianças

Que mãe ou pai não quer o melhor para seu filho(a)?
E quando dizemos “melhor”, estamos falando em: maior autoestima, mais saúde, melhor sorriso….

Se seu filho(a) está com os dentes “tortinhos” e você quer uma orientação sobre o uso de Alinhadores Invisíveis, recomendamos que você leia o nosso texto até o final.

Os alinhadores invisíveis podem ser utilizados por crianças?

Atualmente, apesar de ser mais acessível financeiramente, o aparelho fixo ortodôntico tem perdido o seu espaço no mercado para os famosos alinhadores invisíveis.

E quem não trocaria os “ferros“ esteticamente desagradáveis, que se destacam e machucam a boca, por alinhadores invisíveis e que se encaixam mais confortavelmente na boca?

Essa é a proposta dos alinhadores invisíveis.

E, talvez, a sua pergunta atual seja:

“Dra. o meu filho(a) tem apenas 6 anos de idade e está começando a escola, mas possui dentes muito tortos. Será que ele pode usar alinhadores?”

“Os alinhadores podem ser utilizados em crianças para alguns casos, no entanto, por conta da dentição mista, a idade mais adequada na minha abordagem clínica é 7 anos. Principalmente em casos de adolescentes e adultos.”

Entendemos que quando criança, existem várias ressalvas para o tratamento, levando em conta fatores como: idade, tipo de dentição, hábitos da criança etc…

Por isso, os nossos profissionais da Associação Brasileira de Odontologia não costumam indicar o tratamento com esse tipo de alinhador em crianças com menos de 7 anos.

Entretanto, vale dizer que existem alguns casos específicos, em que o alinhamento não é muito complexo. Portanto, a partir da análise e do planejamento, podemos indicar o tratamento desse alinhador.

Assim como afirma a nossa Dra. Fabíola Cardoso:

“Eu não indico muito o aparelho invisível para criança. Mas, existem alguns casos (que é o caso de alinhamento), em que o paciente se incomoda com alguns dentes. Nesse caso, a gente pode indicar a partir de 7 anos.“


Portanto, a nossa recomendação em crianças se baseia em uma faixa etária estipulada e também nas particularidades de cada caso, pois não há um padrão. Isso ocorre pelo simples fato de saber que cada caso se distingue do outro e que a cavidade bucal e os dentes variam de criança para criança, sendo realizado um tratamento personalizado.

Saiba que estamos aqui para te ajudar!

Se você percebe que o seu filho possui a necessidade do uso de alinhadores por apresentarem dentes tortos, por mordida inadequada, entre outros, indicamos que você marque uma consulta com um ortodontista da nossa equipe e receba uma avaliação para o caso do seu pequeno. Os nossos dentistas são capacitados para analisar o caso da sua criança de forma individual e indicar a abordagem adequada de tratamento para ela.

Nós, da Associação Brasileira de Odontologia de Sorocaba, prezamos pelo conhecimento, saúde e bem estar dos nossos pacientes. Por isso, estamos aqui para levar a mais profissional e qualificada informação para você, com o objetivo de orientá-lo da melhor maneira possível.

Agradecemos pela leitura e aguardamos sua visita.

Alinhadores invisíveis para crianças

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Agende uma
Avaliação