Prótese ou implante dentário são maneiras atuais de recuperar o sorriso de forma prática.
Infelizmente, o transtorno devido a perda estética e pela funcionalidade devido a ausência desse órgão, pode ter consequências na mastigação, na fala e na autoestima.
Mas a boa noticia é que com as modernas técnicas da odontologia há opções de tratamento para repor dentes perdidos, recuperando a estética e a função.
Para ter mais clareza sobre essa decisão de qual via optar, é necessário primeiro entender o que é cada peça, como o procedimento é executado e os benefícios de cada um. A prótese dentária e o implante dentário possuem como semelhança a substituição de estruturas dentárias ausentes.
Mas o que é cada um?
Prótese e implante dentário, qual é qual
A prótese pode ser fixa ou móvel e também pode ser total ou parcial. As próteses totais são recomendadas quando há a perda de todos os dentes.
Essa peça pode ser feita em acrílico e tem como benefício devolver um sorriso harmônico que se assemelha ao natural.
Assim, seu uso promove o restabelecimento da fala e da mastigação afetadas pela perda de dentes.
Porém, próteses parciais são utilizadas em casos que ainda se há presença de dentição natural, mas alguns dentes foram perdidos.
Por isso, ela é feita com estrutura metálica, que oferece a resistência e a fixação nos dentes presentes, e uma cobertura de resina acrílica que imita a gengiva e os dentes perdidos na região.
Entretanto, quando a gengiva não permite o uso de implante, essa pode ser uma alternativa viável que irá proporcionar segurança no ato da mastigação.
Os implantes são feitos a partir de um metal chamado titânio que é completamente compatível com o corpo humano e podem ser indicados para quem perdeu todos, alguns ou só um dente.
Por isso, eles são inseridos cirurgicamente, mas o paciente recebe analgesia para tal procedimento, então, os boatos de que causa dor excessiva não passam de um mito.
Portanto, o procedimento é seguro e o corpo acaba formando uma união estável ao redor do implante, promovendo a sua fixação no osso, portanto o implante visa substituir as raízes perdidas.
Após a fase de cicatrização dos implantes, é então construída a prótese sobre o implante. Depois de feito o procedimento, o sorriso fica bem próximo ao natural e a diferença é quase imperceptível.
Também um fato crucial é sua fixação eficiente, isso porque a união entre o osso e o implante faz com que o dispositivo se torne muito similar a um dente natural.
Afinal, o que realmente decidir?
Primeiro, é necessário uma avaliação realizada por um dentista. Somente ele poderá avaliar o caso e propor o tratamento mais indicado para o seu caso. Ambas as opções são funcionais, possíveis e muito usadas hoje em dia. Em geral, a prótese tem um custo menor do que os implantes, entretanto, essa última opção poderá te oferecer uma maior qualidade de mastigação e estética.
O primeiro passo rumo ao seu novo sorriso é fazer uma consulta.
Nossa equipe está preparada para fazer a sua avaliação, mostrar as possibilidades e escolher junto com você a melhor opção.