Em busca de soluções baratas para ter dentes mais brancos, muitas pessoas recorrem a fontes não confiáveis e a métodos caseiros que não são recomendados por dentistas, correndo o risco de obter resultados opostos ao que esperam. O clareamento dental feito pelo dentista pode ser a escolha mais viável para quem quer se livrar do sorriso amarelado. Você sabia que é possível aliá-lo a um tratamento caseiro indicado por um profissional? Continue a leitura e entenda melhor esse assunto.
Como o procedimento é feito?
Existem dois tipos de clareamento de dentes: o interno e o externo. O primeiro é apropriado para pessoas que fizeram tratamento de canal e consiste na aplicação de um produto com peróxido de hidrogênio dentro do dente, que quebra as moléculas pigmentadas e as torna menores, promovendo o branqueamento deste. Já o segundo tipo é ideal para dentes escurecidos pela ação do tempo, pelo consumo de alimentos com corante ou pelo tabagismo. Nesse caso, a substância clareadora é aplicada na superfície dental.
Em ambas as técnicas, o dentista cobre a gengiva para evitar queimaduras e pode ou não utilizar lazer para ativar o clareador.
Como saber se você pode fazer clareamento dental?
Há contraindicação para pessoas que tenham muitas restaurações dentárias, pois os produtos branqueadores não possuem ação na resina, e para as que tenham cáries, lesões nos dentes e/ou doenças periodontais. Além disso, grávidas nos últimos três meses de gestação e fumantes que não queiram abandonar o hábito de fumar devem evitar o procedimento.
E quanto à técnica caseira para clarear dentes?
Hoje, o único método seguro para branqueamento em casa é o uso de moldeiras para aplicação do gel clareador recomendado pelo dentista nos horários e na frequência indicada por este. Ele pode ser realizado independentemente da opção ou não pelo clareamento no consultório. A combinação de ambos os procedimentos também traz bons resultados.
Em comparação ao clareamento caseiro, o feito em consultório apresenta as seguintes vantagens:
- Mais segurança;
- Resultados mais rápidos;
- Mais conforto, visto que dispensa a utilização de moldeiras.
Na busca por melhorias estéticas, a preservação da nossa saúde e do nosso bem-estar é um termômetro para nossas escolhas.