Os implantes são uma das opções para pacientes que perderam um ou mais dentes. São posicionados no osso e sua função é substituir as raízes erdidas.
O procedimento é rápido, em torno de 1 hora. A recuperação geralmente é rápida e a sua osseointegração ocorre em até 6 meses, dependendo de cada paciente.
E o pós-operatório? Bom! Separamos 4 dicas para um pós-operatório mais tranquilo:
Repouso nas primeiras 48 horas
A importância do repouso é para que o paciente evite esforços, com isso sangramento, infecções e edemas. Outras recomendações passam por não abaixar a cabeça, quando for deitar não apoiar sobre o lado do rosto em que foi colocado o implante e usar um travesseiro mais alto para manter a cabeça reclinada.
Compressas geladas
As compressas geladas reduzem a dor e o inchaço do local. Um pano úmido com água fria, também pode ser usado. Dois dias consecutivo é um período suficiente. Caso haja dor ou sangramento ininterrupto, procure o seu dentista para uma avaliação.
Alimentação liquida e gelada
A alimentação liquida é para que não haja mastigação. O gelado segue a mesma linha das compressas. O cuidado na hora de se alimentar influência diretamente na cicatrização.
Esse tipo de alimentação liquida e gelada segue apenas pelos dois primeiros dias. Após esse período, inicia-se uma alimentação pastosa e de temperatura ambiente. Lembrando sempre de não utilizar o lado onde foi feito o implante.
Bebidas ácidas e com gás, também não são recomendadas nesse momento.
Limpeza correta
A limpeza inicial segue durante as primeiras 72h e deve ser feita suavemente, sem o bochecho. Durante esse período é recomendado evitar movimentos de sucção como canudos, por exemplo. Por fim, evite usar a escova no local operado.
Últimas recomendações
O período pós-operatório é uma fase importante que requer atenção extrema, para que aconteça uma ótima cicatrização e evitar complicações.
Sendo assim:
- Não fumar;
- Não consumir bebida alcoólica;
- Não tomar sol;
- Evitar assuar o nariz;
- Evitar atividades físicas por 10 dias;
- Deixar para trás, hábitos ou manias — como: roer unhas ou morder objetos duros (lápis, canetas etc).