A saúde bucal reflete diretamente a nossa saúde geral. Por esse motivo, a profilaxia dental se torna tão importante, assim como os cuidados diários relacionados à higiene bucal.
A profilaxia, também conhecida como a limpeza dental, tem um papel importante na prevenção de doenças e outros desconfortos. Afinal, mais do que ter um sorriso bonito, é fundamental que ele seja saudável.
O que é a profilaxia dental e como é feita?
Como falamos, a profilaxia é a limpeza realizada no consultório odontológico, por um profissional. Por esse motivo, aqui vamos além dos cuidados com a higiene bucal que devemos seguir – escovação ao menos três vezes ao dia, além do uso diário do fio dental.
Sendo assim, a profilaxia é uma limpeza especializada, que remove acúmulos de biofilme (formada pela placa bacteriana) que não são possíveis de serem retirados durante a nossa higiene bucal diária.
Para isso, usa-se materiais e produtos diferenciados do nosso uso diário. Durante a profilaxia, o dentista limpa e higieniza cada dente individualmente, seja por raspagem ou com jatos de bicarbonato de sódio.
Quais as principais vantagens da profilaxia?
As vantagens da profilaxia dental são inúmeras, afinal, ter um sorriso saudável é importante, além da prevenção de doenças e um hálito mais fresco. Ainda assim, vamos conversar sobre cada um dos seus benefícios.
É difícil notar a cárie, principalmente no seu início. Isso porque não causa desconfortos e nem dores, muitas vezes não sendo nem visível. Entretanto, a falta do tratamento pode causar grandes lesões no dente, muitas vezes sendo necessário realizar o tratamento de canal.
E se a prevenção é tão simples, então por que não fazê-la, não é mesmo? Isso porque o surgimento das cáries se dá através do alto consumo de açúcares e carboidratos, associado à falta de higiene bucal adequada.
Uma vez que você realiza a profilaxia periodicamente, as cáries não vão se instalar e progredir, já que o profissional consegue realizar os procedimentos indicados para isso.
Combater o mau hálito
O mau hálito ocorre por conta do excesso de microrganismo e bactérias na boca. Como a profilaxia se dá pela limpeza profunda de todos os dentes e língua, esse acúmulo que antes tinha diminui, assim como o mau hálito.
Outra dica importante em relação ao mau hálito é, além de realizar a higiene bucal, consumir também bastante água. Isso porque as bactérias se proliferam em maior quantidade na boca seca.
Remoção do tártaro
Um dos pontos mais importantes da profilaxia dental é a remoção do tártaro. Isso porque não pode ser feito em nenhum outro local além do consultório odontológico.
O tártaro ocorre quando há a calcificação do biofilme. Enquanto a placa bacteriana pode ser removida com o uso do fio dental em sua maior parte, uma vez que essa placa endurece, formando o tártaro, não é mais possível retirá-lo em casa, apenas no consultório.
Ou seja, o tártaro é o acúmulo de bactérias e microrganismos, endurecido, tanto na superfície dos dentes quanto sob a gengiva. Caso não seja retirado, pode influenciar no aparecimento de doenças gengivais, como veremos a seguir.
Evitar o aparecimento de doenças gengivais
As doenças gengivais são uma das mais comuns em relação à saúde bucal, podendo inclusive ser responsável pela perda do elemento dentário, caso não tenha o tratamento adequado.
A Gengivite, primeiro estágio da doença, ocorre por conta do acúmulo do biofilme, causando a inflamação da gengiva. Os sintomas incluem:
- Vermelhidão;
- Sangramento gengival;
- Gengiva retraída;
- Sensibilidade.
Caso a gengivite não seja tratada, ela pode evoluir para a Periodontite, um estágio mais avançado da doença. Nesse caso, a doença é infecciosa e bacteriana, atingindo os tecidos de suporte do dente, podendo levar à perda do elemento dentário.
Quando preciso fazer a profilaxia dental?
O ideal é que as consultas periódicas ao dentista, quando é feita a profilaxia, ocorra uma vez a cada seis meses ou pelo menos uma vez ao ano. Entretanto, o importante é sempre seguir a recomendação do profissional.
É importante lembrar que essa limpeza especializada no dentista a cada seis meses não substitui os cuidados diários com a higiene bucal, mas servem como um complemento para evitar que as doenças progridam.