Blog

5 sintomas do surgimento de cáries

surgimento de cáries

O surgimento de cáries pode se tornar um problema sério se você não souber identificar os seus sintomas imediatamente.

A falta de higienização e cuidados dentais afetam a saúde bucal como um todo, por isso é importante você reconhecer os sintomas para evitar problemas maiores.

A boca é um local onde devemos tomar um cuidado especial, quando nos referimos a nossa saúde, pois é através dela que estamos mais vulneráveis em relação as bactérias existentes ao nosso redor.

Portanto, vamos abordar os 5 sintomas do surgimento de cáries para que você possa se prevenir e não correr os riscos de perder um ou mais dentes.

Sendo assim, leia o nosso texto até o fim. Boa leitura!

O que são cáries

Cáries são doenças dentais causadas pelas ações de ácidos produzidos por bactérias presentes na nossa boca.

Elas são o reflexo de uma má higiene bucal ou excesso de açúcar na alimentação das pessoas, por isso, há uma tendência maior de casos em crianças.

Entretanto, adultos também estão sujeitos a terem esse tipo de doença caso não tenham os devidos cuidados com alimentação e higienização bucal.

A cárie é causada pela desmineralização do esmalte do dente, camada que recobre externamente os dentes.

E ocorre devido aos resíduos que sobram nos dentes após a alimentação, formando dessa forma a chamada placa bacteriana (biofilme dental).

Com o tempo, ela avança para a raiz do dente e se não tratada corretamente, pode resultar na necessidade da extração dental.

Por isso, é importante ficar atento aos sintomas que podem aparecer e dessa forma evitar a necessidade de tratamentos mais complexos.

Quais os 5 sintomas do surgimento das cáries

Assim como qualquer outra doença, antes que algo mais sério aconteça, é normal aparecer certos sintomas de que algo está errado com a saúde.

Por isso, vamos aos 5 sintomas que indicam o surgimento da cárie nos dentes. Fique atento, pois você pode ter alguns deles.

1 – Manchas esbranquiçadas e opacas

As manchas brancas e opacas surgem através da desmineralização do esmalte do dente, entretanto, no início, elas podem ser imperceptíveis. 

O mais comum é elas estarem localizadas próximo a linha da gengiva, onde os restos de alimentos se acumulam com mais facilidade.

2 – Sensibilidade

A sensibilidade nos dentes ocorre devido a ingestão de alimentos quentes, frios ou bebidas ácidas.

A sensibilidade está ligada a polpa do dente, pois ela é formada por nervos, vasos sanguíneos, fibras e células do tecido conjuntivo.

3 – Sensibilidade ao mastigar

A sensibilidade pode surgir também quando ocorre a mastigação na hora das refeições, quando a movimentação da mandíbula acontece com maior frequência.

Porém, nesses casos, já é um sintoma de que a cárie atingiu um estágio mais avançado e está afetando o dente mais profundamente.

4 – Dor de dente

A dor de dente aparece quando a cárie já avançou por um longo período, afetando as regiões próximas aos nervos dentais.

Dessa forma, é comum que a dor se torne permanente por longos períodos, ainda que a pessoa não tenha mastigado nada ou consumido qualquer tipo de bebida.

5 – Furos e buracos no dente

Furos e buracos nos dentes ocorrem através da desmineralização do esmalte do dente, mas aqui devido ao tempo que a cárie já esta atuante no dente.

Nesse estágio, é importante ficar atento, pois, caso o tamanho do buraco atinja a polpa do dente, será necessário um tratamento ortodôntico para evitar que o dente seja extraído.

O que fazer ao perceber esses sintomas?

Percebendo alguns desses sintomas, então é hora de ir ao dentista, pois ele poderá analisar a situação e indicar os cuidados necessários a serem tomados.

É importante lembrar que visitas ao dentista devem acontecer, ao menos, a cada 6 meses para que ele possa oferecer um melhor diagnóstico de como anda a sua saúde bucal.

Porém, para evitar o surgimento de cáries, é importante escovar os dentes depois de cada refeição, sempre que possível, antes e depois de dormir.

Além da escovação, o uso do fio dental ajuda a limpar o acúmulo de alimentos que se fixam entre os espaços dos dentes.

Mas quer saber como anda a sua saúde bucal? Agende uma primeira consulta conosco.

A ABO Sorocaba oferece tratamentos em várias especialidades da odontologia. Além de profissionais experientes, contamos um time atualizado com o que há de melhor na odontologia.

Além disso, os nossos tratamentos são pensados em você, que deseja recuperar a autoestima com ótimo custo-benefício.

surgimento de cáries

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Agende uma
Avaliação