Blog

5 dicas para você saber se é hora de procurar um ortodontista para o seu filho

ortodontista para o seu filho

Saber a hora de procurar um ortodontista para o seu filho é especialmente importante para que ele possa se desenvolver corretamente.

Como bem sabemos, ter crianças em casa é sempre um cuidado especial, por isso, há certos aspectos que você pode observar no seu pequeno para que a saúde bucal dele esteja sempre em dia.

Portanto, para facilitar ainda mais os seus cuidados, separamos 5 dicas para que você saiba se é a hora de procurar um ortodontista para o seu filho. Vamos lá?

Cuidados ortodônticos para o seu filho

Os cuidados odontológicos devem começar já na infância. Os momentos de formação óssea e dental são importantes para o futuro da criança, pois podem afetar a vida dela nos anos seguintes.

Entretanto, seja você pai, mãe ou responsável é possível observar, através dessas 5 dicas que traremos para você, os cuidados prévios que você deve ter e assim evitar problemas futuros.

1 – Dormir com a boca aberta

Se o seu filho dorme com a boca aberta, pode ser um sinal de que é hora de procurar um ortodontista para o seu filho.

Pois, ao criar esse mal hábito, ele corre mais facilmente o risco de desenvolver cáries e ainda desgastar o esmalte do dente.

Dormir de boca aberta pode acarretar na deformação do maxilar. Assim, podem surgir problemas na formação dos músculos do lábio superior ou deformidades maxilares, o que afetará a mastigação e a estética facial.

2 – Respirar mais pela boca do que pelo nariz

Dormir com a boca aberta, não é o único problema relacionado a essa região. Respirar pela boca também traz inúmeros problemas.

Respirar pela boca, ao invés do nariz, pode acarretar na alteração da face e Oclusão dentária, pois algumas forças advindas da respiração, acabam deslocando as estruturas, afetando o crescimento da estrutura óssea.

3 Mordida aberta

Nesses casos, os dentes da criança não fecham devido a má oclusão. Ou seja, os dentes de cima ficam afastados com relação aos dentes debaixo e, de certa forma, “abertos” entre si, se projetando para fora.

Uso prolongado de chupeta, sucção do dedo, respiração inadequada são alguns dos motivos que fazem com que a mordida fique comprometida. A utilização de chupeta, por exemplo, pode fazer com que os dentes sejam empurrados para a frente.

4 Perda precoce dos dentes por cáries ou traumas

Sabemos que os chamados “dentes de leite” são menores e com raiz mais fina e curta para que eles possam cair, antes do surgimento dos dentes permanentes.

Porém, pode ocorrer de a criança perder um desses dentes de forma precoce (antes que o dente permanente esteja pronto para nascer) devido a algum problema como cáries, traumas, mal hábito e até fatores ambientais.

Com isso, aquele espaço vago, se permanecer por muito tempo, pode afetar os outros dentes, trazendo problemas ao longo do tempo.

5 – O queixo da criança está projetado para frente ou para trás, de forma visível

O queixo projetado para a frente recebe o nome de Prognatismo. Enquanto os queixos pequenos recebem o nome de Retrognatismo.

No primeiro caso, ele ocorre pelo excesso de crescimento da parte inferior da boca, em relação à maxila, localizada na arcada superior. Como principais causas, temos os fatores genéticos e hereditários, entretanto, alterações respiratórias, como respirar pela boca, podem influenciar nesse processo.

Em relação ao retrognatismo, a pessoa nasce com o queixo pequeno, devido a uma alteração que deixa a mandíbula mais para trás do que o normal. Nesse caso, ele é caracterizado pelo crescimento ósseo insuficiente.

Hora de procurar um ortodontista para o seu filho

Apontamos essas 5 dicas, pois elas podem ser observadas sem a necessidade de um conhecimento odontológico muito aprofundado.

Entretanto, nada será melhor para a saúde bucal do seu filho do que a ida frequente ao consultório odontológico.

Apenas um ortodontista poderá guiar você nos melhores cuidados e, caso houver algum problema mais sério, orientar quais serão os tratamentos ideias para manter a saúde bucal do seu filho.

Lembrando que os cuidados iniciais devem ser com o uso de escova de dente e uso do fio dental. Por mais simples que possam parecer, esses cuidados são os mais ignorados pelas pessoas.

Portanto, venha fazer uma avaliação. A ABO Sorocaba possui uma equipe extremamente preparada para te atender e oferecer os melhores cuidados para você e para o seu filho.

ortodontista para o seu filho

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Agende uma
Avaliação