Blog

5 consequências de ter dentes desalinhados

As consequências de ter dentes desalinhados podem ser inúmeras, caso o problema não seja corrigido. Entretanto, muitas pessoas parecem não se incomodar muito com isso.

Porém, o que a maioria não sabe, é que dentes mal posicionados não impacta apenas na estética do sorriso. Dessa forma, a não procura pelo tratamento pode acabar gerando grandes consequências, impactando na qualidade de vida do paciente.

Você tem dentes desalinhados e quer saber o que pode acontecer se eles não forem corrigidos? Preparamos esse blog para você!

O que é desalinhamento dental?

Os dentes apresentam um alinhamento ideal para que exerçam suas funções primordiais como, por exemplo, mastigação, fala, deglutição, entre outras coisas.

Devido a alguns fatores, como perda dentária, erupção de terceiros molares e hábitos nocivos, pode ocorrer o desalinhamento.

Assim, além do impacto estético, o desalinhamento dental causa algumas consequências que impactam na qualidade de vida. Confira:

1 – Dores de cabeça

O mal posicionamento dental leva à uma oclusão incorreta, como mordida aberta, mordida cruzada, sobremordida e apinhamento.

Essas condições, com o tempo, podem levar a uma séria disfunção na articulação temporomandibular (ATM). Essa articulação é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, promovendo o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio.

Com a disfunção da ATM, é comum o paciente apresentar dores de cabeça, enxaquecas, estalos, dores e cansaço na região da mandíbula.  Além disso, o fato dos dentes não estarem encaixados corretamente também é motivo para zumbidos constantes.

2 – Mau hálito e doenças respiratórias

O alinhamento dental tem grande impacto também na respiração. Com isso, dentes apinhados ou desalinhados, podem estar causando uma respiração bucal.

A respiração ideal e natural é somente feita pelo nariz. Isso acontece, pois o nariz funciona como uma espécie de filtro que impede a passagem de microrganismos, além de aquecer o ar antes de chegar aos pulmões.

Nesse caso, a respiração bucal facilita a entrada de vírus e bactérias no organismo, propiciando a contração de doenças.

Além disso, a respiração bucal, especialmente durante a noite, faz com que a boca fique seca e sem a lubrificação da saliva. A saliva funciona como um “limpador” natural dos dentes e a sua falta facilita o acúmulo de placa bacteriana, contribuindo para o mau hálito.

3 – Dificuldade de higienização

Dentes desalinhados acabam dificultando a higienização, uma vez que a escova e o fio dental, muitas vezes, não conseguem alcançar determinadas áreas.

Essa configuração tem como consequência uma higienização oral precária, favorecendo o acúmulo de placa bacteriana que por sua vez leva às cáries, gengivite e periodontite.

Além disso, um posicionamento inadequado dos dentes pode dificultar a visualização de algum problema em determinado local, fazendo com que uma cárie passe despercebida, por exemplo.

4 – Problemas de digestão

A digestão inicia-se pela boca, onde os dentes terão sua função de triturar o alimento, formando o bolo alimentar que seguirá ao estômago.

Dessa forma, o desalinhamento dental pode ser acompanhado de uma má oclusão, fazendo com que o alimento não seja triturado de forma adequada.

Com isso, o estômago recebe alimentos mal triturados, prejudicando o processo geral da digestão. Esse fato pode causar problemas a longo prazo.

5 – Dores na coluna

Essa é uma relação que parece bem improvável, não é? Pois saiba que ela existe e é muito frequente!

Com o desalinhamento dental há um desequilíbrio de forças durante a mastigação, ou seja, um lado acaba executando maiores tensões em relação ao outro.

Para compensar esse quadro, pode ocorrer uma mudança no posicionamento da cabeça, interferindo diretamente na postura, acarretando dores na coluna.

Esse problema é muito comum entre as pessoas e pode estar ligado ao desalinhamento dos dentes. Por isso, é fundamental uma avaliação com o dentista o quanto antes!

Corrija os dentes desalinhados

Como seu sorriso é único, seu tratamento também precisa ser. Por isso, um ortodontista deve avaliar seu caso, personalizando seu tratamento, exclusivamente, para o seu sorriso. ​

​Para isso, nós disponibilizamos a equipe da ABO Sorocaba. Se consulte com os nossos dentistas capacitados para cuidar de você. Estamos preparados para atender desde os casos simples aos mais complexos.

Associação Brasileira de Odontologia de Sorocaba – prezando pelo conhecimento, saúde e bem-estar dos nossos pacientes.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116

Agende uma
Avaliação